Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Agendamentos são feitos online
Milhares de jovens adventistas do sétimo dia que estão participando da Convenção Jovem Maranata, na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília, estão aproveitando a oportunidade para realizar uma ação solidária: a doação de sangue. A iniciativa, organizada pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, faz parte do projeto Vida Por Vidas e tem como objetivo ajudar a reabastecer os estoques do Hemocentro de Brasília (FHB), que estão em níveis críticos para alguns tipos sanguíneos.
✅Clique aqui para seguir o novo canal do Portal 84 no WhatsApp
Aumento da demanda em feriados e finais de semana
De acordo com o presidente do Hemocentro de Brasília, Osnei Okumoto, a demanda por transfusões de sangue costuma aumentar em feriados e finais de semana, enquanto a oferta e os agendamentos para doações diminuem. “É importante chamarmos as pessoas para doarem aos sábados, quando a maioria tem uma folga do trabalho, e também antes dos feriados prolongados, porque nesses períodos sempre observamos um aumento da demanda por transfusões”, explica.
LEIA TAMBÉM:
- BRB expande rede no DF com 22 novas agências
- Câmeras Corporais: Ministério da Justiça define regras para uso em todo o país
- Detran-DF intensifica fiscalização para garantir mobilidade urbana
- Fapesc abre edital com R$ 30 milhões para pesquisas em Santa Catarina
Estoques em níveis críticos
No momento, os estoques do FHB estão em níveis críticos para os tipos sanguíneos O positivo e B negativo. O tipo O negativo está baixo, e os demais tipos estão regulares. “Os jovens adventistas estão dando um exemplo de solidariedade e amor ao próximo ao se mobilizarem para doar sangue”, destaca o secretário da Família e Juventude do Distrito Federal, Rodrigo Delmasso. “Essa iniciativa é fundamental para ajudar a salvar vidas e também para auxiliar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul”.
Doar sangue é um ato de amor
Doar sangue é um ato simples que pode salvar vidas. Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Pessoas que passaram por cirurgia, exame endoscópico ou adoeceu recentemente devem consultar o site do Hemocentro para saber se estão aptas a doar.
Como se cadastrar para doar sangue:
- Acesse o site do Hemocentro de Brasília: https://www.fhb.df.gov.br/
- Preencha o formulário de cadastro online.
- Agendamento para doação:
- Telefone: 132
- WhatsApp: (61) 99264-4666
- Aplicativo “Doar Sangue DF”: disponível para download na App Store e Google Play
Local de doação:
- Fundação Hemocentro de Brasília
- Endereço: Quadra 304 Sul, Lote 02, Asa Sul – Brasília, DF, 70205-900
- Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 7h às 18h; sábados, das 7h às 13h