Governo do DF intensifica combate à dengue com fumacê

A partir dessa segunda-feira (22), o cronograma dos veículos prevê a aplicação do fumacê em pelo menos 23 cidades

Principal estratégia para reduzir a proliferação do mosquito, o inseticida será aplicado em mais de 20 regiões administrativas nesta semana

O Governo do Distrito Federal (GDF) intensificou o combate à dengue com a aplicação de fumacê nas regiões administrativas. Na última semana, entre os dias 15 e 20 de janeiro, a aplicação móvel do inseticida percorreu 11 regiões administrativas. A partir dessa segunda-feira (22), o cronograma dos veículos prevê a aplicação em pelo menos 23 cidades: Arapoanga, Arniqueira, Plano Piloto, Brazlândia, Ceilândia, Cruzeiro, Estrutural, Gama, Guará, Guará II, Lago Norte, Lago Sul, Paranoá, Planaltina, Recanto das Emas, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho, Sobradinho II, Sudoeste, Taguatinga e Vicente Pires.

✅Clique aqui para seguir o novo canal do Portal 84 no WhatsApp

A população pode conferir as rotas do fumacê pelas regiões do Distrito Federal todos os dias no site oficial do governo.

Leia mais

A ação é uma das principais estratégias do GDF para reduzir a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela.

O governador Ibaneis Rocha tem destacado a importância do combate à dengue no DF. “O nosso trabalho pelo DF segue firme! Tenho certeza de que juntos conseguiremos enfrentar esse desafio.”, afirmou.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde do DF, até o dia 20 de janeiro, o DF registrou 1.261 casos prováveis de dengue, sendo 14 casos graves. O número é 59% menor que o registrado no mesmo período do ano passado.

A gestão Ibaneis Rocha também tem realizado outras ações para combater a dengue, como:

  • Inspeções de imóveis por agentes de saúde;
  • Manejo ambiental, com a limpeza de terrenos baldios e o controle de criadouros do mosquito;
  • Campanhas educativas para conscientizar a população sobre a importância de combater o mosquito.

‌Atendimento

Cidadãos com sintomas de dengue devem procurar a unidade básica de saúde (UBS) mais próxima, diante dos primeiros sintomas da doença, como febre alta (acima de 38ºC), dores no corpo, nas articulações, atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, cefaleias e possíveis manchas vermelhas pelo corpo. Caso os sintomas apresentados sejam graves – dores intensas na barriga, vômitos persistentes, sangramentos no nariz, na boca ou nas fezes, tontura e cansaço extremo –, a orientação é procurar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPAs).

Todas as 175 UBSs estão na linha de frente dos casos suspeitos, com unidades abertas aos sábados, das 7h às 12h ou das 7h às 19h, e outras 11 com horário ampliado de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h. Veja aqui o endereço de cada unidade e os horários de atendimento.

RECOMENDAMOS