Brasília está recebendo os Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), e atletas de 12 a 14 anos de todos os estados do Brasil estão presentes na cidade. A Secretaria de Turismo do DF (SETUR/DF) está promovendo um tour cívico nos principais pontos turísticos da capital para os estudantes-atletas participantes dos jogos.
Clique aqui para seguir o novo canal do Portal 84 no WhatsApp
O tour passou por pontos como a Praça dos Três Poderes, Catedral, Esplanada dos Ministérios, Memorial JK, entre outros. Guias de turismo acompanham todos os passeios, tirando as dúvidas e apresentando a cidade aos atletas.
LEIA TAMBÉM:
- Governador do DF pede responsabilidade aos rodoviários e apela por fim à greve
- Inscrição para o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro está nos últimos dias
- Processo seletivo para cadastro de reserva em 14 áreas da Ceap-Sol está em aberto
- BRB Mobilidade completa 4 anos com 11,2 milhões atendimentos realizados
O intuito desse tour é apresentar a capital para alunos de vários estados. Marina, de 14 anos, natural do Ceará, se impressionou com a arquitetura da cidade: “Quando falaram que Brasília seria uma cidade planejada, eu não esperava que seria algo tão bem projetado. Eu achei a arquitetura incrível. Eu realmente não estava esperando por isso, então fiquei muito impressionada”. O aluno Gustavo Gabriel, de 12 anos, veio do Amapá para a competição. “É uma cidade organizada, bem planejada. Já é a segunda vez que venho a Brasília, e é muito bonito ver as pessoas educadas, a cidade é bonita, as igrejas, o Planalto são muito bonitos. Pode-se dizer que Brasília representa a gente.”
O Secretário de Turismo, Cristiano Araújo, enxerga essa parceria como uma ótima oportunidade de apresentar a capital sob um olhar cívico para os jovens. “A Secretaria de Turismo, com o apoio do nosso governador Ibaneis Rocha, está atuando de forma constante em busca da potencialização do turismo cívico em nossa cidade, para que cada vez mais os estudantes conheçam a história de nossa capital.” O turismo cívico é um dos destaques do turismo de Brasília. O professor Euzébio, do Ceará, valoriza essas experiências como um intercâmbio cultural. “É muito importante, porque é uma cultura nova para eles. Eles vão chegar em casa e contar por onde passaram, e isso será uma experiência marcante. Com esse passeio cultural, eu creio que marca ainda mais essa trajetória que eles estão vivendo.”
Brasília não recebia a competição há 19 anos, e nesta edição, cerca de 5.930 atletas e 1.090 integrantes das comissões técnicas tornam a edição de 2023 a maior em número de inscritos.