Brasília será rota de pontos turísticos do Entorno, afirma Cristiano Araújo

O planejamento da Setur  também a negociação com o preço das passagens aéreas, que atualmente está com valores bem elevados

Realizar projetos que fomentem ainda mais o turismo do Distrito Federal é a principal proposta da pasta em 2023. Em evento fechado para a imprensa, na noite desta segunda-feira (13), o secretário Cristiano Araújo falou sobre o plano anual e disse que pretende cativar cada vez mais pessoas para a visitação da capital.

 

O planejamento da Secretaria de Turismo (Setur) deste ano inclui também a negociação com o preço das passagens aéreas, que atualmente está com valores bem elevados. De acordo com o secretário, essas tarifas precisam ser mais acessíveis, para que mais pessoas consigam viajar, e que possam escolher Brasília como destino.

 

“O turismo do DF é grande e a gente precisa fomentar isso. O que falta é a comunicação adequada, por isso, o papel da imprensa é tão importante para nós. A gente vai promover a cidade, por meio dos veículos de comunicação”, ressaltou Cristiano.

 

O secretário deu ênfase também para os eventos que serão realizados na semana do aniversário de Brasília, no mês de abril. A programação inclui a passarela da Funarte, que traz escolas de samba de Brasília e também a Capital do Rock, com bandas nacionais e locais.

 

“Queremos colocar 1 milhão e meio de pessoas na esplanada no dia 21 de abril. O nosso desejo é que seja memorável”, enfatizou o gestor da Setur. Além dos projetos voltados para o aniversário da capital, Cristiano falou do Brasília Moto Festival e do Comida de Buteco, que serão inovados e ainda mais atrativos nessa temporada.

 

Segundo Araújo, o setor de artesanato também está incluso nos planos de melhorias, bem como a realização de projeto na Torre de TV Digital, que é um dos pontos turísticos de Brasília, mas não tem a visitação esperada.

 

A secretaria tem conversado também com os parlamentares sobre o turismo do DF. O responsável pela pasta acredita que essa movimentação de pessoas é boa para a visibilidade da cidade. O setor pretende promover para este ano políticas de turismo também para os estados, além do Distrito Federal.

 

O programa anual da Setur traz ideias que possam destacar o turismo do Distrito Federal, de modo que as pessoas sintam, de fato, o desejo de conhecer a capital do país não apenas pelos monumentos históricos, mas pelo que a cidade tem a oferecer. A proposta também inclui ações que facilitem a emissão de passaportes.

 

Além dos eventos que serão promovidos, a pasta pretende usar Brasília como rota de pontos turísticos do entorno. “Ou seja, um visitante que tem a Chapada dos Veadeiros como destino, pode passar antes por Brasília e depois seguir viagem. Nesse caso, a chapada seria a rota complementar”, conforme explicou Cristiano.

 

Como adendo à lista de realizações para este ano, o secretário citou o ônibus de turismo, com teto aberto, que deve desfilar em pontos estratégicos da capital, sendo mais um atrativo para os visitantes.

Quando questionado sobre os atos antidemocráticos, ocorridos em 8 de janeiro, o secretário disse convicto que “o evento não interferiu na atividade turística de Brasília, e isso se dá também pela boa relação que o presidente Lula vem mantendo com os chefes internacionais”.

RECOMENDAMOS