Newsletters do WhatsApp seriam uma alternativa para criadores de conteúdos, empresas e afins na hora de divulgar novidades aos usuários do mensageiro
Além de ser a principal ferramenta de contato no Brasil, o WhatsApp também é usado para divulgar promoções de lojas, informações de autoridades, abrigar chatbots e muito mais. A Meta, no entanto, não quer parar por aí: o WABetaInfo descobriu rastros de uma nova ferramenta para criar newsletters privadas dentro do app de mensagens.
O recurso foi descoberto nesta terça-feira (21). De acordo com o site especializado, a função ainda não tem um nome comercial oficial, mas foi identificada pelo codinome “newsletter” no código do app. Além disso, há alguns indícios de que a novidade será usada para compartilhar informações a uma grande quantidade de pessoas.
LEIA TAMBÉM:
- Carnaval da Paz: festa de 2023 registra redução de 49% na criminalidade
- Governo cria grupo para discutir combate ao discurso de ódio e ao extremismo
- Terceiro paciente com HIV é curado após transplante de células-tronco
- Contribuintes podem ajudar projetos sociais com o Imposto de Renda, saiba como;
Ou seja, se você é criador de conteúdo e quer fazer anúncios aos espectadores pelo WhatsApp, basta divulgar as novidades pela ferramenta de newsletter. O mesmo pode ser feito por uma empresa para enviar promoções aos seus clientes. Em seguida, os seguidores receberão as informações em seus celulares, sem depender de outras plataformas.
O WABetaInfo não chegou a detalhar muito bem o funcionamento da ferramenta, pois ainda está em desenvolvimento. Mas imagino que seja similar aos canais do Telegram, que já viraram uma preocupação devido à propagação de fake news dentro do mensageiro. Mesmo assim, a ferramenta do WhatsApp tende a ser mais limitada, pelo menos no primeiro momento.
Newsletters do WhatsApp não serão criptografadas
Os usuários também terão um pouco mais de privacidade, pois o número de telefone e o nome dos assinantes ficarão ocultos. Por outro lado, as informações do canal não serão criptografadas de ponta a ponta, por se tratar de um conteúdo espalhado para inúmeras pessoas.
As mensagens, vale ressaltar, continuarão com a proteção.
Felizmente, somente o usuário, e mais ninguém, terá acesso à lista de newsletters inscritas. Já o acesso às novidades será realizado dentro da aba Status. E, novamente, vale o aviso: tudo isso será privado, pois a Meta não pretende criar uma rede social dentro do WhatsApp. Trata-se apenas de mais uma forma para divulgar informações sem depender das limitações dos grupos, canais de transmissão e Comunidades.
Mesmo com o vazamento, ainda não há informações concretas sobre o funcionamento e lançamento do recurso. Afinal, as newsletters estão em desenvolvimento e todos os detalhes foram encontrados no código do aplicativo. Isto significa que a Meta poderá alterar todos os seus planos até a estreia da novidade.