O Brasil, um dos maiores mercados do aplicativo, será o primeiro país a ver as novas ferramentas implementadas fora dos programas-piloto
A Meta Platforms anunciou nesta quinta-feira (17) que seu serviço de mensagens WhatsApp lançará um diretório comercial e testará uma ferramenta de pagamentos no Brasil, apostando nas mensagens comerciais como uma nova fonte potencial de receita.
O Brasil, um dos maiores mercados do aplicativo, será o primeiro país a ver as novas ferramentas implementadas fora dos programas-piloto.
O diretório permitirá que os usuários encontrem empresas com contas de mensagens comerciais no WhatsApp, facilitando o acesso a chats de atendimento ao cliente, disse Meta em um post de blog.
Anteriormente, os usuários precisavam adicionar um número de telefone aos seus contatos ou clicar em um link em uma plataforma separada para abrir um chat com uma empresa. A empresa começou a testar o diretório em São Paulo no ano passado.
I’m excited we’re starting to pilot a local business directory within @WhatsApp. This will help you find and contact local businesses, like your neighborhood coffee shop, florist, clothing store and more.https://t.co/kNvUtn7FWR
— Will Cathcart (@wcathcart) September 15, 2021
O serviço de diretório será introduzido na Indonésia, México e Reino Unido também por meio da API do WhatsApp, que atende principalmente grandes empresas.
Em parceria com empresas locais, o Whatsapp também testará uma ferramenta de pagamentos que possibilitaria transações no aplicativo com cartões de crédito ou débito.
O WhatsApp, o maior aplicativo da gigante da mídia social em termos de usuários diários, pilotou o modelo de compras de ponta a ponta com o serviço de mercearia online indiano JioMart durante o verão.
Além do JioMart, atualmente apenas pagamentos pessoais podem ser enviados no WhatsApp e apenas na Índia e no Brasil.
Impulsionar as mensagens de negócios assumiu maior urgência este ano, já que o principal negócio de publicidade da Meta estagnou. A empresa experimentou sua primeira queda anual de receita e na semana passada demitiu 11.000 funcionários.
Apesar da popularidade do WhatsApp e de seu preço de aquisição de $ 22 bilhões em 2014, até o momento ele contribuiu com apenas uma lasca para a receita total da Meta.