O deputado federal (Republicanos), Paulo Fernando, por meio da Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados debateu na última segunda-feira (12/12), o uso da inteligência artificial nos processos eleitorais. ” A nossa Comissão aqui, o intuito é que as pessoas participem e debatam sobre esse tema que está em alta e é bastante importante”, disse o deputado Paulo Fernando.
De acordo com o conhecido marqueteiro de política Marcelo Senise, é necessário que o Congresso promova métodos para o controle da utilização da inteligência artificial dentro da comunicação das campanhas das próximas eleições. ” É importante que os deputados tomem o protagonismo em relação à inteligência artificial e crie regras para proteção da democracia”, declarou Senise.
Fiz questão de participar dessa audiência. Pois principalmente para nós, dos municípios do interior, já começamos a nos preocupar, porque ninguém quer perder e às vezes utiliza essa ferramenta de forma inadequada para ganhar, participante da audiência, Marcelo Ferreira.
Fizeram parte da mesa, além do deputado federal, Paulo Fernando e o marqueteiro Marcelo Senesi, o Emerson Saraiva, da Associação dos Profissionais do Marketing Político e fundador da consultoria Eleja-se e o advogado Fernando Castro, membro relator da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/PR; Lucas Pimenta, da plataforma Escola dos Políticos.