GDF Mais Perto do Cidadão e Dia D contra a Dengue beneficiam Santa Maria

O GDF Mais Perto do Cidadão completou um ano em fevereiro ultrapassando a marca de 170 mil atendimentos

Mais de 2 mil pessoas foram beneficiadas pela 24ª edição do GDF Mais Perto do Cidadão, realizada em Santa Maria. O programa da Sejus-DF ofereceu diversos serviços gratuitos à população, como atendimento social, médico, psicológico, assistencial, jurídico e de lazer. A ação foi um sucesso e contribuiu para a melhoria da qualidade de vida dos moradores da região.

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A ação deste fim de semana foi executada em conjunto com o Dia D de Combate à Dengue, que traz campanhas de conscientização e ações contra o mosquito transmissor da doença. Presente ao evento, a vice-governadora Celina Leão lembrou que já houve mais de 300 mil atendimentos de dengue no DF.

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“Nós estamos dando o máximo da potência do nosso governo”, declarou. “Quando vocês virem algum bombeiro ou agente de vigilância ambiental, recebam-no com carinho na residência. Ajudem a fiscalizar, denunciem quem está jogando lixo nas ruas. É crime, e tem multa. Vamos vencer essa epidemia juntos. A gente pede que a população não espere para procurar a unidade básica de saúde [UBS], não espere para começar a se hidratar em casa, não dê chance para qualquer tipo de desconforto.”

Atendimento à comunidade

Participaram representantes de diversos órgãos públicos, como a Defensoria Pública do DF (DPDF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), Polícia Civil (PCDF), Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb) e Secretaria de Saúde, entre outros.

“Esta é a sétima edição de 2024 do GDF Mais Perto do Cidadão, e todas com foco no combate ao mosquito Aedes aegypti, pois precisamos solucionar a questão da dengue na capital”, reforçou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani. “A população de todo o DF precisa estar cada vez mais consciente de que esta é uma luta de todos nós, e a Sejus está aqui, desta vez em Santa Maria, para ajudar.”

O evento disponibilizou exames e consultas médicas, incluindo aferição de pressão e atendimento com dentista, atendimento psicológico e assistência social, corte de cabelo e design de sobrancelha, aplicação de vacina antirrábica e consultas veterinárias, orientações jurídicas, cadastro em políticas públicas e todos os serviços disponíveis no Na Hora e no Procon-DF.

A balconista Dayane Dark, 31, aproveitou para tirar uma nova via da Carteira de Identidade. Há meses sem o documento, ela não estava conseguindo ir ao Na Hora para resolver o problema. “Vim assim que acordei, porque sabia que daria certo”, disse. “Esses eventos são muito importantes para a comunidade, porque vários serviços ficam reunidos em um só lugar”.

Houve ainda testagem rápida da dengue, além de hidratação intravenosa e informações sobre como se prevenir da doença. Algodão-doce, pipoca, cama elástica e bexigas em formato de animais fizeram a alegria da criançada.

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