Programa do GDF oferece auxílio financeiro para moradia e suporte para que mulheres reconstruam suas vidas
O Governo do Distrito Federal (GDF) criou o Aluguel Social, um benefício que oferece auxílio financeiro para moradia a mulheres vítimas de violência doméstica em situação de vulnerabilidade. O programa, lançado este ano, concede R$ 600 mensais às beneficiárias durante seis meses, prorrogáveis por igual período, com o objetivo de ajudá-las a romper o ciclo de violência e reconstruir suas vidas.
- ✅ Inscreva-se no canal do Portal 84 no WhatsApp, Youtube e visite as nossas páginas no Facebook e Instagram
“Promover a autonomia da mulher”
“O auxílio financeiro ajuda a promover a autonomia da mulher”, explica Giselle Ferreira, secretária da Mulher. “Com um novo local para morar, ela pode tomar decisões sobre a vida dela sem a influência ou o controle do agressor. Proporciona um espaço seguro e estável, contribuindo para um ambiente familiar mais saudável”.
LEIA TAMBÉM:
- Proteção à mulher: DF registra um agressor preso a cada duas horas
- Polícia Militar firma acordo com a Universidade do Distrito Federal
- Dayse Amarilio leva experiência em combate à violência de gênero para Goiânia
- Veja a agenda cultural do Sesc-DF com espetáculos, estreia do Cena Contemporânea e festival de bandas e fanfarras
Saindo do ciclo de violência
Maria*, 47 anos, é uma das beneficiárias do Aluguel Social. Vítima de perseguição e tentativas de feminicídio por parte de um ex-companheiro, ela relata que o auxílio foi fundamental para que pudesse se afastar do agressor e recomeçar sua vida. “Foi graças ao Aluguel Social que passei a receber suporte da Secretaria da Mulher”, conta Maria. “Além do incentivo financeiro, agora eu tenho um apoio psicológico”.
Suporte integral
O Aluguel Social não se limita ao auxílio financeiro. O programa também oferece às mulheres acesso a serviços de apoio, como assistência social, atendimento psicológico e capacitação profissional. “Eu precisava muito desse apoio psicológico, porque eu passei a ser uma pessoa insociável e ter pânico de tudo”, desabafa Maria. “Isso me atrapalhou até no aspecto profissional”.
Como solicitar o benefício
Para solicitar o Aluguel Social, a mulher deve:
- Ser vítima de violência doméstica no DF;
- Estar sendo atendida pela Rede de Proteção à Mulher Vítima de Violência;
- Ter uma medida protetiva vigente;
- Fazer o pedido em um dos equipamentos da Secretaria da Mulher, como a Casa da Mulher Brasileira, os Centros Especializados de Atendimento às Mulheres (Ceams) ou os Espaços Acolher.
A concessão do benefício será avaliada por uma equipe multidisciplinar.
Compromisso com a proteção da mulher
O Aluguel Social é uma importante iniciativa do GDF para proteger e amparar as mulheres vítimas de violência doméstica, oferecendo a elas a oportunidade de romper o ciclo de violência e reconstruir suas vidas com dignidade e segurança.
*Nome fictício para proteger a identidade da vítima.