Duas trajetórias marcadas pela área da Saúde. De um lado, uma jovem que descobriu cedo que trabalharia na área. E saiu de uma cidade pequena para conquistar o mundo. De outro, uma pessoa idosa muito ativa, mas que, por conta de um luto inesperado, precisou de apoio emocional para seguir a vida.
Estéfany Marengoni, estudante do curso Técnico em Enfermagem pelo Senac Paraná, já sabia desde cedo que trabalharia com saúde. Natural de Nova Aliança do Ivaí – PR, uma cidade de pouco mais de 1.500 habitantes, sempre teve atenção e cuidado com os mais velhos. Ajudou a cuidar da avó e do pai quando estiveram doentes. E foi assim que decidiu se especializar. Sua jornada na Enfermagem não foi fácil. Estudava em outra cidade, dependia de caronas e teve uma rotina puxada. Com sua atuação e sua persistência elogiadas, veio o convite para entrar nas competições Senac na ocupação Cuidados de Saúde e Apoio Social.
E todas as batalhas da vida a levaram a grandes vitórias. Primeiro, ganhou a etapa Regional do Paraná, na ocupação de Cuidados de Saúde e Apoio Social, nas seletivas das Competições Senac de Educação Profissional. Depois, Estéfany conquistou o título nacional em 2023. E, após um ano intenso de preparação e simulados, ela chegou com outros talentos em Lyon, na França, para participar da WorldSkills Competition 2024, maior competição de educação profissional do mundo. O Senac e o Senai formam a delegação brasileira, em ocupações do comércio e da indústria. E lá Estéfany se consagrou medalhista de prata em sua ocupação.
“Na hora que falaram meu nome, confesso que não caía a ficha. Parecia que era tudo muito distante. E quando o pessoal começou a vibrar e a gritar, foi uma loucura! Na hora que falaram que eu já era prata ainda demorei um pouquinho a subir e realmente pensar ‘esse lugar é meu!’. Foi muito emocionante passar todo esse tempo treinando, uma semana em competição e agora ter algo concreto pra demonstrar tudo isso”, comemorou. Parabéns, Estéfany. Uma história de superação, que tem dedicação e cuidado como bases.]
E o cuidado também fez toda diferença na vida da Regina Lúcia, de 71 anos. Frequentadora do Sesc em Copacabana (RJ) desde 2016, ela praticava diversas atividades, como dança, coral e outras iniciativas voltadas para o protagonismo da pessoa idosa. Esse ano, em meio a essa alegria estar ativa veio um baque. Regina teve que lidar com a perda do marido e precisou de apoio. O Sesc + Saúde, projeto no Rio de Janeiro que disponibiliza serviços de qualidade a preços acessíveis, havia acabado de chegar à unidade Copacabana. O atendimento psicológico e as atividades como meditação auxiliaram Regina a seguir em frente, como contou: “O Sesc me ajudou nesse momento muito difícil. Uma ajuda psicológica e afetiva. Estou me recuperando e me fortalecendo”.
Ela lembrou ainda que, além das iniciativas de saúde mental, as amizades construídas por meio do Sesc e o apoio da equipe de empregados foram essenciais para sua recuperação emocional: “Sou filha única, mas chamo minhas amigas de irmãs de Sesc. Elas estiveram comigo o tempo todo. A equipe também me mobilizou demais”. Para finalizar, ela expôs como agradece todo o carinho e suporte que recebeu: “Procuro participar efetivamente de todas as atividades que me são ofertadas. Procuro estar verdadeiramente presente. É assim que mostro minha gratidão a tudo o que o Sesc fez por mim”, concluiu.
Os medalhistas de ouro foram representar o Brasil na WorldSkills Competition, maior competição do gênero no planeta, que esse ano aconteceu em Lyon, na França. A próxima edição acontecerá em 2026, em Shanghai, na China.
Presente em todo o país, as ações de desenvolve atividades que contribuem para a melhoria da qualidade de vida, por meio da promoção, prevenção e recuperação da saúde, adotando uma visão integral das condições de vida do indivíduo e da coletividade. Faz isso por meio de ações de Educação em Saúde, Cuidado Terapêutico, Nutrição e Saúde Bucal.
LEIA TAMBÉM:
-
Fim de semana nos teatros do Sesc-DF vai contar com Festival de K-pop, Mostra Caleidoscópio e muito mais
-
Outubro Rosa: Sesc-DF oferece consultas e exames gratuitos na Rodoviária do Plano Piloto
-
Sesc-DF capacita mais de 100 mulheres por meio do Mulheres que Cuidam de Si
O Projeto Sesc+ Saúde acontece no Rio de Janeiro e consiste na estruturação de espaço voltado aos cuidados e atenção à saúde multidisciplinar e complementar. Tem com objetivo de facilitar o acesso a serviços de saúde que possam ter relevância no aspecto do bem-estar físico, mental e social, além de universalizar as oportunidades de serviço de saúde com custo reduzido ou gratuito.