Apresentações acontecem no Teatro Sesc Garagem, na 913 Sul. Entrada é gratuita
Mais de 1.200 espectadores compareceram aos espetáculos que integram a programação do Palco Giratório 2024 no Distrito Federal. O maior projeto itinerante de artes cênicas do país estreou no início deste mês no DF, retratando importantes questões em debate na sociedade. Agora, na reta final, o projeto dará luz a criações de companhias de Roraima, Rio Grande do Norte e do nosso quadradinho.
✅Clique aqui para seguir o novo canal do Portal 84 no WhatsApp
As apresentações acontecem no Teatro Garagem, localizado no Sesc Mitri Moufarrege, na 913 Sul. A entrada é gratuita, basta retirar o ingresso uma hora antes do espetáculo. Confira a programação:
LEIA TAMBÉM:
- Gloria Groove faz história e conquista Top 20 nas rádios com “Nosso Primeiro Beijo”
- Rotary Club de Brasília realiza festiva de posse e homenageia autoridades
- Ibaneis nomeia primeiros servidores concursados da Codhab e reforça compromisso com moradia digna para todos
- Mais de 500 vagas de emprego em oferta nas Agências do Trabalhador do DF nesta quarta-feira (19)
20 de junho, às 16h (infantil)
ESPETÁCULO: MAR ACÁ
Grupo/ Artista: grupo Locômbia Teatro de Andanças, de Roraima
Classificação etária: livre
Sinopse: Mar Acá combina elementos da mitologia Latino-Americana, realçando a cultura ancestral de uma forma poética. Conta se a maravilhosa aventura do Llamichu, original palhaço Ameríndio das cordilheiras dos Andes no Peru. Utilizando uma Linguagem Gestual esta peça trata da transformação cultural sofrida pelos indígenas, tem cunho ecológico e valoriza a diversidade cultural. É concebida em forma colaborativa pelo grupo Locômbia Teatro de Andanças, de Roraima.
22 de junho, às 20h (teatro-dança)
ESPETÁCULO: SIMILITUDO
Grupo/ Artista: Projeto PÉS – Teatro-Dança para Pessoas com Deficiência (DF)
Classificação etária: livre
Sinopse: Estreado em 2015, o terceiro espetáculo do grupo coloca em cena dezenove dançantes, entre pessoa com deficiências físicas, intelectuais, síndromes diversas, pessoas sem deficiências. A obra se propõe a trazer de forma poética o cotidiano para cena, abordando questões do convívio social no dia a dia e de como esse cotidiano, muitas vezes, poda e molda padrões de movimento, de relacionamento e até de sensibilidade.
23 de junho, às 17h (dança)
ESPETÁCULO: NUVEM DE PÁSSAROS
Grupo/ Artista: Movidos Dança (RN)
Classificação etária: 10 anos
Sinopse: Nuvem de Pássaros é uma obra que transita por processos de descobertas, desde o comportamento social na investigação das diferenças individuais, e na importância da coletividade na construção narrativa de um território. A obra é inspirada no movimento da migração dos pássaros e na trajetória de espécies que compartilham rotas de voo para o enfrentamento de climas adversos, ameaça de predadores e que juntos buscam melhores condições de sobrevivência. A relação das revoadas e a convivência de diferentes espécies é uma reflexão sobre a sociedade e seus diversos conflitos como forma de compreender a coletividade humana.
Projeto nacional
A 26ª edição do Palco Giratório circulará em todo o país até dezembro, com 404 apresentações e 264 cursos e oficinas, realizadas por 17 grupos artísticos. Espetáculos de teatro, dança e circo compõem a programação dessa edição, que alcançará 80 cidades de 25 estados e Distrito Federal.
O Palco Giratório foi lançado em 1998 e já contou com a participação de 380 grupos artísticos de todas as regiões brasileiras, oferecendo aproximadamente 10 mil apresentações a um público estimado em 5 milhões de espectadores.
Para o diretor regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo, o projeto não é apenas uma plataforma de expressão artística, mas também um elo de união entre as diversas regiões do nosso país. “Por meio dele, promovemos o acesso à cultura, fomentamos a diversidade e impulsionamos a inclusão social. Cada apresentação é uma oportunidade de refletirmos sobre nossa identidade e de compartilharmos histórias que nos conectam e enriquecem”.
Segundo a a Diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc, Janaina Cunha, ao longo de 26 anos de atuação, o Palco Giratório se consolidou como um importante projeto de difusão e intercâmbio de artes cênicas. “A chave do sucesso da iniciativa está na curadoria, formada por profissionais do Sesc de todo o país, que acompanham o cenário teatral em suas regiões e trazem seus olhares para uma discussão coletiva. Desse compartilhamento nasce a programação do circuito anualmente, uma importante amostra da produção cênica brasileira”, explica.