Nesta semana, entre os dias 25 e 29 de setembro, as salas de aula da EduSesc de Taguatinga Norte, será palco da Sesc Model United Nations (SescMUN) 2023, um evento que proporciona aos estudantes a oportunidade única de simular reuniões de organismos internacionais, assumindo posições de liderança mundial na tomada de decisões sobre assuntos de impacto global.
O SescMUN é um projeto que vai além da sala de aula, incentivando o desenvolvimento do senso crítico, da oratória, da argumentação e o posicionamento dos estudantes em temas de relevância internacional. A comissão organizadora do evento, composta por membros do corpo docente do Ensino Fundamental (anos finais) e do Ensino Médio, estabeleceu cinco pilares fundamentais:
LEIA TAMBÉM:
- Governador fortalecerá advocacia dativa em apoio à população de baixa renda
- Aplicativos de transporte popular oferecerão R$30 a motoristas parceiros
- Roda de conversa e sessão de autógrafos celebram lançamento do livro “Quem Manda na Minha Vida Sou Eu” de Naíle Mamede
- Lula anuncia R$ 65,5 bi em recursos para municípios do Novo PAC
I) Desenvolver habilidades comportamentais ou interpessoais (soft skills);
II) Engajar politicamente o estudante;
III) Conscientizar sobre as mudanças climáticas;
IV) Trabalhar coletivamente;
V) Tomar decisões assertivas para o bem comum.
O diretor regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo, pontua que o projeto representa um marco significativo na formação dos jovens e como a instituição possui o comprometimento de prepará-los para enfrentar os desafios que possuem temáticas que podem impactar o mundo como um todo.
“Ao participar de simulações como essas, os estudantes não apenas adquirem conhecimento sobre questões globais, mas também desenvolvem habilidades essenciais, como liderança, negociação e pensamento crítico. O Sesc, como instituição comprometida com a educação integral, busca proporcionar experiências transformadoras que preparem nossos jovens para os desafios do mundo contemporâneo, e eventos como o SescMUN são um exemplo tangível desse compromisso”, disse o diretor.
A programação da SescMUN 2023 é extensa e abrangente, permitindo que os participantes mergulhem em debates acalorados e enriquecedores. Confira abaixo a agenda detalhada:
Dia 25/09 (segunda-feira):
19h: Credenciamento
20h: Cerimônia de abertura
Dia 26/09 (terça-feira):
7h10 às 12h30: Simulação dos 6º e 7º anos, turno matutino
13h10 às 18h30: Simulação dos 6º e 7º anos, turno vespertino
Dia 27/09 (quarta-feira):
14h às 18h30: Simulação dos 8º e 9º anos e do Ensino Médio
Dia 28/09 (quinta-feira):
14h às 18h30: Simulação dos 8º e 9º anos e do Ensino Médio
Dia 29/09 (sexta-feira):
Horário a confirmar: Cerimônia de encerramento
O evento será marcante e irá proporcionar aos jovens estudantes uma experiência única de aprendizado e crescimento pessoal. Ao assumirem os papéis de líderes mundiais, os participantes estarão não apenas expandindo seus horizontes intelectuais, mas também contribuindo para um futuro global mais consciente e colaborativo.
Na cerimônia de abertura da semana de simulações, que aconteceu no Teatro Newton Rossi na unidade do Sesc Ceilândia, a mesa de honra teve a presença do Secretário Geral da SescMUN e estudante do 3º ano do Ensino Médio da EduSesc, Pedro Henrique Rocha, que destacou a importância do projeto na sua educação.
“O SescMUN me fez perceber como eu adoro essa área das relações internacionais, me dando a oportunidade de fortalecer o meu comprometimento com o meu futuro, já que impulsiona tanto na questão da carreira que eu quero seguir quanto na aplicação de universidades nacionais e estrangeiras”, disse Pedro.