Neste sábado, dia 12, o Ginásio de Esportes do Sesc de Taguatinga Norte foi palco de inovação ao sediar a etapa estadual/regional da Olimpíada Brasileira de Robótica. Neste ano, o Sesc-DF se uniu à Secretaria de Educação do Distrito Federal como parceiro para identificar jovens talentos no meio científico-tecnológico.
Ao todo, o Distrito Federal contou com a participação de 104 equipes de escolas públicas e privadas, que competiram em 10 pistas de competição em busca de prêmios ou vagas para a etapa nacional.
Raquel Lins, Gerente de Programas e Projetos Transversais da Subsecretaria de Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação do DF, enfatizou que fazer a mudança necessária em relação aos avanços tecnológicos faz parte da missão da SEEDF. Ela também ressaltou que eventos como este são possíveis graças ao apoio do Sesc-DF.
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“O Sesc é muito receptivo a todo tipo de iniciativa voltada para a comunidade. É por meio dessa instituição que conseguimos o suporte necessário para a realização de um evento tão grandioso como este!”, afirmou Raquel.
Quanto à importância da parceria entre o Sesc e a Secretaria de Educação do Distrito Federal na realização da Olimpíada Brasileira de Robótica, Mozaniel Lima, Gerente de Educação do Sesc-DF, salientou que essa ação está alinhada com a visão da gestão da instituição.
“A visão da gestão, representada pelo nosso presidente José Aparecido e pelo diretor regional Valcides Araújo, vai além dos processos atuais, focando em inovação, tecnologia e interações humanas nesses processos. A possibilidade de sediar a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica é mais uma manifestação dessa abordagem dentro da Direção de Programas Sociais e Educação, que reflete essa visão de gestão”, destacou Mozaniel.
Dentre os 700 competidores, destacou-se o time de robótica do EduSesc, composto por alunos do ensino médio, que competiram no Nível 2 sob a liderança do professor William Caitano. Ele enfatizou que os adolescentes possuem habilidades de programação e estão “extremamente bem preparados”. O professor também ressaltou a importância do estímulo ao meio científico e tecnológico para o crescimento desses jovens.
“Esse estímulo é fundamental tanto em termos profissionais quanto pessoais. Lidar com competições, disputas, entre outros, é crucial. A programação é uma área muito procurada e abrangente, o que a torna excelente para o desenvolvimento deles”, disse William.