Sesc-DF capacita mais de 100 mulheres por meio do Mulheres que Cuidam de Si

O encerramento, que aconteceu na última quarta-feira (25), levou mais conhecimento para participantes

Na última quarta-feira, 25 de setembro, o Teatro Sesc Ary Barroso, localizado na Estação 504 Sul, foi o cenário do encerramento do projeto social Mulheres Que Cuidam de Si, promovido pelo Sesc-DF. A iniciativa, que se estendeu de junho a setembro de 2024, teve como objetivo central promover o bem-estar social e a qualidade de vida das participantes, além de conscientizar sobre os direitos sociais das mulheres e os impactos ambientais causados pelo uso e descarte de absorventes convencionais.

O projeto ofereceu uma série de oficinas e rodas de conversa em seis instituições sociais de diferentes regiões administrativas do Distrito Federal, envolvendo um total de 105 mulheres. Entre os principais temas abordados, estavam o empreendedorismo, a educação financeira, e a conscientização sobre a pobreza menstrual — com foco na promoção de alternativas sustentáveis para minimizar os impactos ambientais decorrentes do descarte de absorventes descartáveis.

LEIA TAMBÉM:

Instituições como o Instituto Nova Cidadania, Instituto Eva, Madalena Caputo, Casa da Natureza, Centro Comunitário da Criança e Instituição Cáritas foram parceiras dessa iniciativa. As participantes aprenderam sobre a confecção de absorventes reutilizáveis, fortalecendo o debate sobre práticas mais sustentáveis e acessíveis para mulheres em situação de vulnerabilidade.

A moradora de Samambaia e participante do projeto, Adriana Rocha, destacou o impacto positivo das oficinas, que participou durante o ano de 2025, na sua vida. “O Mulheres Que Cuidam de Si nos ajudou a gerar uma renda por meio da produção de absorventes ecológicos, além de trazer mais consciência sobre nossa saúde e o meio ambiente”, disse.

Confira todas as fotos do evento aqui.

RECOMENDAMOS