Projetos Oceanário e Planetário, do Sesc-DF, participarão de inédita experiência na maior expedição Científica do Brasil, no Rio São Francisco

​​​​​​​​​​​​O Rio São Francisco vai receber a 5ª edição da maior expedição científica do Brasil, que contará com 66 pesquisadores. E pela primeira vez os projetos Oceanário – As Maravilhas do Fundo do Mar e planetário “Astronomia Sobre Rodas”, do Sesc-DF, embarcarão Brasil a fora e, juntos, vão integrar o evento visitando alcançar as comunidades escolares ribeirinhas. De 3 a 12 de novembro, o Sesc Oceanário contribuirá com ações voltadas para educação ambiental. Serão exibidos filmes no formato 360 graus dentro de um domo inflável portátil que levam os espectadores a conhecerem um pouco mais sobre a vida marinha, meio ambiente e sustentabilidade. Uma experiência inédita, tanto para os profissionais da instituição, quanto para quem mora na região.

Já a iniciativa conhecida como Astronomia Sobre Rodas levará atividades de observação dos astros com telescópios. Este ano, a expedição passará por 10 municípios à margem do rio São Francisco: Piranhas, Pão de Açúcar, Gararu, Traipu, São Brás, Propriá, Igreja Nova, Penedo e Brejo Grande. ​​​​Numa iniciativa da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) junto com vários parceiros, a expedição contará com diversos profissionais de 35 áreas do conhecimento e percorrerá 240 km, durante 11 dias. A comitiva levará serviços públicos, de saúde, educação ambiental e pesquisas científicas para as comunidades tradicionais ribeirinhas.

LEIA TAMBÉM:

O diretor regional do Sesc-DF, Valcides de Araújo, disse que será uma honra integrar a expedição e que a participação da instituição no evento será extremamente enriquecedora. “Será uma experiência única para nós. O projeto colocará em evidência a extraordinária riqueza, de beleza e diversidade, dos ecossistemas marinhos para que as pessoas das comunidades ribeirinhas, em um ambiente lúdico possam se encantar, conhecer, desmistificar e, principalmente, respeitar e preservar estes ambientes e seus seres. Nossos projetos também possuem foco em despertar o espírito científico das pessoas”, explicou o diretor.

O coordenador geral da Expedição Científica, Emerson Soares, disse que a chegada dos projetos, Oceanário e Planetário, fortalecerá o debate sobre educação ambiental. “Primeiramente o Sesc-DF é um parceiro importante. É uma instituição que desenvolve vários trabalhos​ com as comunidades e tem uma função social importante no sistema S no B​​rasil. A presença do Sesc-DF na expedição vai engrandecer muito a área de educação ambiental com o Oceanário e o Planetário em comunidades interioranas que nunca tiveram acesso a esse tipo de material e atividade”, explicou o professor.

O projeto Sesc Oceanário – As Maravilhas do Fundo do Mar oferece ao público em geral, sobretudo o de escolas públicas, um aparato científico (domo inflável digital, exposição e oficinas) indo diretamente aos espaços requisitados, em uma unidade móvel. Com cerca de um ano e meio desde a sua concepção, o projeto já realizou mais de 17 mil atendimentos e percorreu mais de 40 escolas no Distrito Federal. Para solicitar uma visita do Oceanário é necessário preencher formulário de inscrição em Clique aqui. Mais informações: (061) 3451-9815​​.

Já o planetário Astronomia Sobre Rodas é um projeto itinerante que consiste em levar ao conhecimento dos alunos conteúdos sobre galáxias, estrelas e sistema solar. Imagine estar dentro do sistema solar? É essa a sensação que os alunos têm ao entrar no planetário inflável. Dentro desse ambiente divertido, eles assistem ao vídeo sobre as características de todos os planetas. A iniciativa também é uma forma de apoiar professores a utilizarem ferramentas que podem despertar a curiosidade nos estudantes em viver a ciência de modo prático. Para solicitar a visita do planetário é necessário preencher formulário em Clique aqui. Mais informações em (61) 3451-9833. ​

Ambos os trabalhos pedagógicos possuem caráter altamente dialógico. Após as sessões os mediadores da equipe interagem com o público para enriquecer ainda mais a experiência.

Sobre a expedição

Na pauta central da edição deste ano está a ampliação das diversificadas ações científicas e de extensão direcionadas às comunidades ribeirinhas de municípios alagoanos e sergipanos contemplados pelo evento. O Rio São Francisco é um dos mais importantes do país. Nasce em Minas Gerais e passa por 507 municípios até sua foz, na cidade de Piaçabuçu, em Alagoas.​

RECOMENDAMOS