Neste mês as mulheres do Distrito Federal terão acesso a diversos serviços voltados à conscientização da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Na campanha do ‘Outubro Rosa’ o Sesc-DF oferecerá atendimentos de saúde com mamografias, exames preventivos e citopatológicos e a inserção do DIU, A campanha terá início nesta segunda-feira (3), onde todo o calendário de ações será divulgado no Salão Branco do Palácio do Buriti, pela Secretaria da Mulher, às 17h.
O objetivo da exposição é sensibilizar as pessoas de que, com a realização de exames preventivos para garantir que o tratamento comece nos primeiros estágios da doença, é possível alcançar a recuperação e a superação, além de reforçar a importância da rede de apoio para as mulheres em tratamento contra o câncer de mama.
LEIA TAMBÉM:
Além disso o Palácio do Buriti estará iluminado em tons de rosa. Na ocasião, também será realizada a abertura da exposição de fotos “Amor, I Love You”, realizada pela Ong Recomeçar – Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília, com o apoio da SMDF, que retrata oito mulheres que receberam o diagnóstico de câncer de mama e conseguiram reconstruir a autoconfiança, a autoestima e a força para viver.
Entre os serviços que serão oferecidos em outubro, a carreta do Sesc passará por pontos do DF ao longo do mês, como Recanto das Emas, Santa Maria, Samambaia, Ceilândia e Estrutural, juntamente com a unidade móvel da Secretaria da Mulher e o Ônibus Sesc + Saúde.
Serão disponibilizadas, em parceria com o Sesc, 800 vagas para realização de mamografias, em mulheres com idade entre 50 e 69 anos, e 800 vagas para exames citopatológicos, em mulheres com idade entre 25 e 64 anos. As interessadas na mamografia deverão realizar cadastro prévio por meio da administração das Regiões Administrativas visitadas ao longo do mês. Será preciso apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência do DF e cartão do Sistema Único de Saúde (Sus) para o agendamento do exame.
Já o Ônibus Sesc + Saúde realizará 20 atendimentos por dia, divididos em consultas ginecológicas e procedimentos de inserção de dispositivo intrauterino, o DIU. Para realizar o exame preventivo, a mulher deverá ter de 25 a 64 anos e levar documento de identidade, CPF, comprovante de residência do DF e cartão do Sistema Único de Saúde (Sus). Quem quiser fazer a inserção do DIU de cobre precisa estar com o preventivo em mãos, com validade de até 1 ano, e com teste de gravidez de sangue feito nas últimas 24 horas, caso não esteja menstruada. Menores de idade precisam estar acompanhadas de responsável.