Juntos contra a fome: uma força para transformar vidas

Foto: Sesc-DF
Foto: Sesc-DF

Sesc e Pacto Contra a Fome firmaram parceria para atuarem juntas nessas agendas em todo o Brasil

O Instituto Pacto Contra a Fome e o Sesc vão atuar juntos em ações de combate à fome e ao desperdício de alimentos para ampliar a segurança alimentar e nutricional em todo o Brasil. De um lado, entram a experiência e a logística do Sesc Mesa Brasil com a maior rede privada de bancos de alimentos da América Latina. Do outro, a expertise do Pacto Contra a Fome, uma coalizão suprapartidária e multissetorial que atua para a erradicação da fome e do desperdício de alimentos de forma estrutural e permanente em todo o Brasil.

A reunião de esforços já tem dado frutos. Um deles é o apoio do Sesc para a campanha nacional “Comida Boa É Na Boca e Não na Boca do Lixo”, que busca contribuir com a erradicação da fome no Brasil, por meio do combate ao desperdício de alimentos. A campanha do Pacto contra a Fome foi lançada em setembro, mesmo mês em que é celebrado o Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar (29/09), estabelecido pela Organização das Nações Unidas. O Brasil descarta, anualmente, 27 milhões de toneladas de alimentos, sendo que 80% dessas perdas ocorrem na produção, manuseio, transporte e centrais de abastecimento. segundo a ONU.

“A união do Sesc e do Pacto Contra a Fome é absolutamente oportuna e vai garantir uma gama de campanhas e ações em escala nacional. Teremos juntos a expertise do Sesc, que possui um trabalho importante e reconhecido por meio do Sesc Mesa Brasil, e o Pacto Contra a Fome, cuja atuação tem sido focada especialmente em inteligência, articulação e incentivo”, explicou Geyze Diniz, presidente do Conselho e Cofundadora do Instituto Pacto Contra a Fome. “Nossa missão será a de colocar nossos temas na pauta nacional e fomentar ações e novos aliados nessa jornada”, completou.

“O Sesc Mesa Brasil é um exemplo de sucesso da união de esforços. A parceria com as empresas doadoras é a força motriz do programa, que oferece sua logística para o escoamento de produtos que seriam descartados por estarem fora dos padrões de comercialização, apesar de ainda próprios para o consumo. É com muita satisfação que ampliamos essa rede de solidariedade por meio da adesão ao Pacto Contra a Fome. Juntos poderemos compartilhar experiências e aumentar o alcance de nossas ações em prol de uma sociedade mais justa”, complementou o Diretor-Geral do Departamento Nacional do Sesc, José Carlos Cirilo.

O documento de formalização da parceria foi assinado pelo Presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, e pela Cofundadora e Diretora de Políticas Públicas e Inteligência do Pacto Contra a Fome, Maria Siqueira, prevendo entre outras atividades, a troca de informações e experiências entre as entidades sobre os temas.

Sobre o Sesc

O Sesc faz parte do Sistema Comércio e ao lado da CNC e do Senac atuam em prol do comércio de bens, serviços e turismo. Há mais de sete décadas, promove acesso à educação, saúde, cultura, lazer e assistência, em todo o país, proporcionando bem-estar e qualidade de vida para trabalhadores e suas famílias. Há 30 anos atua conta a fome e o desperdício de alimentos por meio do Sesc Mesa Brasil, já tendo distribuído mais de 730 milhões de quilos de alimentos. São Mais de 7 mil entidades assistenciais atendidas pelas doações de 3 mil parceiros, beneficiando em média 2 milhões de pessoas mensalmente.

Sobre o Pacto Contra a Fome

Criado em maio de 2023, o Instituto Pacto Contra a Fome é um movimento suprapartidário e multissetorial que se uniu por um propósito comum: combater a fome e reduzir o desperdício de alimentos no Brasil. Saiba mais sobre o Pacto Contra a Fome e cada um dos projetos em www.pactocontrafome.org .

 

LEIA TAMBÉM:

RECOMENDAMOS