A iniciativa faz parte do projeto A (VOZ) IDADE que resgata memórias afetivas relacionadas aos avós
A animação tomou conta da unidade do Sesc-DF de Taguatinga Sul, nesta quarta-feira (19). Ao som da cantora Célia Rabelo, a turma da melhor idade cantou e dançou, enquanto os jurados apreciavam as oito receitas finalistas da 2ª edição do projeto A (VOZ) IDADE. A iniciativa é uma comemoração ao Dia dos Avós, celebrado em 26 de julho. Confira as fotos do evento aqui.
No total, o concurso de receitas e memória recebeu 78 inscrições de todo o Distrito Federal, tanto dos grupos de melhor idade do Sesc, quanto da comunidade. As receitas vencedoras serão anunciadas no próximo dia 26 (dia dos avós), na unidade de Ceilândia, com show do cantor Amado Batista. As donas das quatro melhores tortas e bolos ganharão uma viagem para Caldas Novas e terão suas receitas comercializadas nas lanchonetes do Sesc.
LEIA TAMBÉM:
- Michelle Bolsonaro pode disputar mandato de senadora em Goiás ou Brasília
- Orçamento do novo PAC está fechado, diz Simone Tebet
- Municípios da Região Metropolitana do Entorno garantem recursos da Lei Paulo Gustavo
- Em Goiás, Luziânia é sede de uma importante competição de base da América Latina
Vale lembrar que, além do sabor, os jurados também irão considerar a história das receitas e as memórias afetivas relacionadas a elas. Confira as oito finalistas:
Bolo carioca – Leone Moreira Gomes;
Bolo de fubá cremoso – Maria do Socorro Cavalcante;
Torta de Sardinha – Alice de Sá Reis;
Bolo da Elzinha, a cenourinha voadora – Maria Elza Galdino;
Torta de frango, Helena Pires Barbosa;
Bolo de laranja molhadinho, Nizete Batista de Moura;
Torta de maçã, Zulmira de Araújo;
Brevidade – bolo de polvilho, Aida Dias da Silva.
O diretor regional do Sesc, Valcides de Araújo, participou do evento e destacou que avós e avôs são sinônimo de experiência, cuidado e amor. “Pra nós, todo dia é dia dos mais vividos. Nós do Sesc já estamos debruçados sobre a importância de cuidar da melhor idade, buscando as melhores práticas e ações para melhorar os nossos serviços cada dia mais”.
A iniciativa proposta está alinhada com o relatório da Organização Mundial da Saúde – OMS – “Década do Envelhecimento Ativo e Saudável (2020-2030)”. Portanto, a ação do Sesc-DF busca estabelecer metas para o enfrentamento das barreiras biopsicossociais que impossibilitam um envelhecimento saudável e a participação social de pessoas idosas. Portanto, o Projeto Avozidade objetiva criar laços e redes de solidariedade e compreensão mútua e de convivência entre as gerações. A solidariedade intergeracional é fundamental para se combater o etarismo, buscando estabelecer um ambiente próprio ao envelhecimento saudável.