O evento que termina nesta sexta-feira, reuniu secretários de Segurança de todo o país
Durante sua participação na 94ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), realizada em Brasília nesta quinta-feira (20), a vice-governadora Celina Leão enfatizou a importância de manter o foco constante na segurança pública, mesmo com os avanços já alcançados pelo Distrito Federal. “Esse é um tema que, apesar de nós termos índices muito positivos, o nosso desafio é de nos superar. Essa é um tema que você em nenhum momento pode negligenciar”, alertou.
- ✅ Inscreva-se no canal do Portal 84 no WhatsApp, Youtube e visite as nossas páginas no Facebook e Instagram
Ela destacou o privilégio de contar com o secretário de Segurança, Sandro Avelar, como presidente do Conselho, e enfatizou a necessidade de um diálogo constante com o Ministério da Justiça e com as secretarias de segurança de outros estados. “Nós cumprimos uma vocação que é constitucional, somos a capital da República, o centro do Poder. Hoje nós temos o privilégio de ter o nosso secretário de Segurança [Sandro Avelar] como presidente desse Conselho e eu tenho certeza que isso se faz necessário, esse diálogo constante com o Ministério da Justiça, com as pastas de outros estados, trazendo aquilo que é positivo de experiência para todos os secretários e trazendo reivindicações também ao Ministério da Justiça, ao governo federal”, afirmou Celina Leão.
LEIA TAMBÉM:
O secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, que preside o Consesp, ressaltou a importância do diálogo entre diferentes entes durante a reunião. “Esse encontro é mais uma oportunidade de trazer impressões dos governos estaduais, ouvindo o governo federal, que está sendo um grande parceiro nesse propósito da gente fazer essa soma de esforços para construir para o país uma segurança pública cada vez melhor, cada vez mais sólida,” afirmou. Ele também destacou que a segurança pública é a maior preocupação dos brasileiros, segundo uma pesquisa recente, e que o diálogo entre governo federal e estadual é essencial para um país tão diverso como o Brasil.
A reunião contou com a participação do secretário Nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo, e da secretária Nacional de Políticas sobre Drogas, Marta Machado, que enfatizaram a importância do diálogo e abordaram temas como a padronização dos indicadores de crimes violentos entre os estados. “Esses encontros são sempre muito positivos, eu e o secretário Sandro temos um entrosamento muito positivo, a troca de expertise é sempre muito importante,” disse Sarrubbo, destacando a relevância das discussões para a formulação de políticas adotadas pelo governo federal.