A população não precisa correr agora para fazer a nova identidade. O documento atual permanece válido até 2032
O Distrito Federal começou a emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN) nesta terça-feira (21). A CIN é um marco importante na unificação dos documentos de identificação no Brasil, pois adota o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como Registro Geral (RG) nacional. A população não precisa se preocupar em fazer a troca do documento imediatamente, pois o RG atual continua válido até 2032.
✔️Clique aqui para seguir o novo canal do Portal 84 no WhatsApp
A primeira via da CIN é gratuita, sendo um benefício para todos os cidadãos. Para aqueles que já possuem a nova CIN, emitida em outro estado ou no DF, será cobrada uma taxa de R$ 42 para a emissão da segunda via no Distrito Federal.
LEIA TAMBÉM:
- A cada 100 mortos pela polícia, 65 são negros, mostra estudo
- Goiás investe em ações de prevenção ao câncer de mama
- Argentina elege Javier Milei, economista liberal de extrema direita, como novo presidente
- Previsão de tempestade: Governo mobiliza 5 mil agentes da Defesa Civil e cria gabinete de crise em SP
Como tirar a CIN
→ Passo 1: Consulte se seu CPF está regular junto à Receita Federal neste link. Se o seu CPF estiver regular ou pendente de regularização, você está apto a fazer a CIN.
Se precisar regularizar o CPF, procure a Receita Federal pessoalmente ou no site.
→ Passo 2: Reúna seu CPF regular, a certidão de nascimento ou casamento atualizada, em via original, em versão física ou meio digital, ou cópia autenticada em cartório. Atenção: os dados da certidão devem coincidir com os registros da Receita Federal, como seu nome completo, nome da sua mãe e sua data de nascimento.
→ Passo 3: Com os documentos em mãos, procure o Posto de Identificação Biométrica (PIB) da PCDF mais próximo.
São nove PIBs em diversas regiões do DF, funcionando das 7h às 19h sem agendamento, por ordem de chegada. Estão localizados na Asa Sul (1ª DP), no Cruzeiro (3ª DP), no Guará (4ª DP), em Planaltina (16ª DP), em Samambaia (32ª DP), em Santa Maria (33ª DP), no Paranoá (6ª DP), em São Sebastião (30ª DP) e no Recanto das Emas (27ª DP). Nos PIBs as senhas são distribuídas de acordo com a capacidade operacional da unidade e as prioridades legais são respeitadas.
Se preferir, agende seu atendimento no site da PCDF e seja atendido nas unidades do Na Hora (manhã ou tarde) ou nos postos localizados junto às delegacias de polícia, à tarde.