Ibaneis cria divisão de combate ao extremismo violento na Polícia Civil

 

Ibaneis Rocha assina decreto para formalizar a Dpcev, que atuará na prevenção e repressão de atos extremistas.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, anunciou em sua conta na rede social X que irá assinar, nesta quinta-feira (21), o decreto que cria a Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento (Dpcev) na Polícia Civil do DF (PCDF). A nova divisão terá como objetivo prevenir e reprimir atos de extremismo violento, com foco em garantir a segurança da população e proteger as instituições democráticas.

“Resposta à situação da última semana”:

“Hoje vou assinar o decreto para a criação da Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento (Dpcev)”, publicou Ibaneis Rocha. “Após a situação que vivemos na última semana, vimos a necessidade de criar essa nova Divisão, com servidores com experiência específica nessas ocorrências”.

A “situação da última semana” mencionada pelo governador se refere às explosões ocorridas na Praça dos Três Poderes no dia 13 de novembro, que resultaram na morte de um homem e deixaram rastros de destruição em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Estrutura e atuação da Dpcev:

A Dpcev será composta por policiais civis com experiência em investigações e operações relacionadas ao extremismo violento. A divisão atuará em duas frentes:

  • Prevenção: monitoramento de grupos e indivíduos com potencial para praticar atos extremistas, e desenvolvimento de ações para prevenir a radicalização e o recrutamento.
  • Repressão: investigação e apuração de crimes relacionados ao extremismo violento, com foco em identificar e responsabilizar os autores.

“Aumentar a segurança da nossa população”:

“Após essa assinatura, a estrutura da Dpcev vai estar devidamente formalizada e focada cada vez mais neste trabalho”, afirmou Ibaneis Rocha. “É mais uma medida que tomamos visando aumentar a segurança da nossa população”.

 

RECOMENDAMOS