Detran-DF realiza Operação Sossego em Samambaia e autua 50 motociclistas

Blitz abordou 200 veículos; foco da fiscalização são os escapamentos barulhentos, mas outras irregularidades também podem ser verificadas pelas equipes do Detran

Na noite da última quarta-feira (10), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou uma blitz da Operação Sossego em Samambaia. A ação resultou na abordagem de 200 motocicletas e na autuação de 50 condutores por diversas infrações.

Combate ao barulho e à imprudência

A Operação Sossego tem como objetivo principal combater a poluição sonora causada por motocicletas com escapamentos irregulares. Durante a blitz, nove motociclistas foram autuados por essa infração. Além disso, os agentes de trânsito também flagraram dez condutores sem habilitação, cinco que se recusaram a fazer o teste do bafômetro, três com carteira de motorista vencida e 13 por outras infrações diversas.

Quatro motos recolhidas e um acidente

As equipes do Detran-DF também recolheram quatro motocicletas ao depósito. Um motociclista, ao tentar fugir da blitz, colidiu com o guincho da operação. O condutor não ficou ferido, mas foi autuado por dirigir sem habilitação.

Segurança no trânsito em foco

De acordo com o coordenador de Policiamento e Fiscalização de Trânsito da região Oeste, Wesley Cavalcante, a Operação Sossego visa promover um trânsito mais seguro para todos. “A operação tem o foco de combater a poluição sonora, retirando de circulação as motocicletas com excesso de barulho. No entanto, visa também verificar as irregularidades relativas ao veículo e a habilitação do motociclista”, destaca o coordenador.

Sobre a Operação Sossego

A Operação Sossego é uma iniciativa do Detran-DF que busca retirar de circulação as motocicletas com escapamentos irregulares. Conduzir um veículo com o escapamento irregular é considerado infração grave pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com multa de R$ 195,23, cinco pontos na CNH e retenção do veículo para regularização.

Prevenção e segurança

O Detran-DF reforça a importância da regularização dos veículos e da obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para garantir a segurança no trânsito. O órgão também orienta os motociclistas a evitarem o excesso de velocidade, fazerem uso do capacete e respeitarem as leis de trânsito.

RECOMENDAMOS