Em uma ação decisiva para promover a ordem no trânsito e garantir a mobilidade de pedestres e ciclistas, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou na última segunda-feira (27) uma operação de grande escala contra o estacionamento irregular. A iniciativa teve como foco áreas com alto índice de infrações e reclamações, visando assegurar o direito de circulação e o uso adequado das vagas reservadas para idosos e pessoas com deficiência (PCD).
Operação em Ponto Estratégico
As equipes de Policiamento e Fiscalização escolheram estrategicamente regiões como Ceilândia, Guará, Riacho Fundo I e II, Águas Claras, Taguatinga, Asa Sul e Norte, além do Plano Piloto, para a execução da operação. Essas áreas, conhecidas pelo intenso fluxo de veículos e pelo volume de denúncias recebidas, foram palco de uma fiscalização rigorosa que resultou em 465 autuações.
Infrações e Consequências
A maioria das penalidades aplicadas estava relacionada ao estacionamento em locais ou horários não permitidos, com destaque para as zonas comerciais, onde o estacionamento irregular afetou significativamente o tráfego. Notavelmente, quase 12% das infrações foram por desrespeito às vagas destinadas a idosos e PCDs, um dado que ressalta a importância da conscientização sobre o uso correto do espaço urbano.
O Clever de Farias Silva, diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, enfatizou a necessidade de operações contínuas: “O Detran intensificará as operações de fiscalização em todo o DF, visando evitar que cidadãos tenham seu direito de ir e vir prejudicado por motoristas que estacionam de forma irregular”.
A população pode exercer seu papel ativo na manutenção da ordem no trânsito, reportando infrações através dos canais oficiais da Ouvidoria, seja pelo site participa.df.gov.br ou pelo telefone 162.