Seguindo orientação do Ministério da Saúde, neste primeiro momento, serão atendidos 51 municípios goianos das regionais Central (26) e Centro-Sul (25)
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) recebeu na última quinta-feira (8) 72.818 doses da vacina contra a dengue (Qdenga) e concluiu a distribuição para as regionais de saúde na sexta-feira (9). A vacinação contra a dengue começa nos 51 municípios das regionais Central (26) e Centro-Sul (25) a partir da próxima quinta-feira (15).
✅Clique aqui para seguir o novo canal do Portal 84 no WhatsApp
Neste primeiro momento, a campanha atenderá crianças de 10 e 11 anos, em função do quantitativo reduzido de doses recebidas pelo Ministério da Saúde. A faixa etária originalmente definida era de 10 a 14 anos.
Leia mais
Medidas de prevenção continuam importantes
O subsecretário de Vigilância e Atenção Integral à Saúde da SES-GO, Luciano de Moura Carvalho, reforça que, mesmo com a chegada das vacinas, as medidas de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, continuam sendo essenciais.
“Todas as novas estratégias são bem-vindas. É uma alegria receber as primeiras doses, mas precisamos ter em mente que o resultado da vacina é a médio e longo prazo, então não podemos descuidar das medidas de controle do vetor”, alerta.
Goiás registra atualmente 14.439 casos confirmados de dengue, mais de 36 mil notificações e 6 óbitos confirmados. Luciano de Moura reforça a importância do envolvimento da população no combate ao mosquito.
“É imprescindível, neste momento, um esforço para eliminar os criadouros do mosquito e, ao sentir os primeiros sintomas, iniciar hidratação imediatamente e procurar atendimento médico”, ressalta.
Saiba mais sobre a vacina
A vacina Qdenga é segura e eficaz na prevenção da dengue. Ela é indicada para crianças e adolescentes de 9 a 17 anos que já tenham contraído a doença pelo menos uma vez. A vacina é aplicada em três doses, com intervalo de seis meses entre elas.
Restrições
A recomendação é que gestantes, idosos e imunodeprimidos não devem tomar a vacina. Além disso, quem teve dengue há menos de seis meses também não deve se imunizar. O ideal, nesse caso, é esperar o prazo de seis meses para só depois procurar uma sala de vacina.
Como se proteger da dengue
- Elimine os criadouros do mosquito Aedes aegypti:
- Mantenha caixas d’água, tonéis e barris tampados;
- Lave calhas e lajes periodicamente;
- Retire água parada de pneus velhos, vasos de plantas e outros objetos;
- Mantenha ralos fechados;
- Limpe e lave com água e sabão bebedouros de animais e outros recipientes que armazenam água.
- Use repelente:
- Aplique repelente nas áreas expostas do corpo, seguindo as instruções do fabricante;
- Renove a aplicação a cada duas horas ou após sudorese intensa.
- Use roupas que protejam o corpo:
- Use calças e camisas compridas, especialmente ao amanhecer e entardecer, quando os mosquitos são mais ativos.
- Instale telas de proteção nas janelas e portas:
- As telas impedem a entrada do mosquito em sua casa.
Em caso de sintomas de dengue:
- Procure atendimento médico imediatamente;
- Beba bastante água para se manter hidratado;
- Não tome medicamentos sem orientação médica.