UBS 8 de Taguatinga realiza 1º Encontrão de Hipertensos e Diabéticos

Evento instruiu pacientes a cuidar melhor da saúde e evitar complicações das doenças

Visando disseminar informações para o autocuidado e a melhoria na qualidade de vida dos pacientes, a Unidade Básica de Saúde (UBS) 8 de Taguatinga realizou, na última semana, o 1º Encontrão de Hipertensos e Diabéticos. Devido aos riscos, que vão desde acidente vascular cerebral (AVC) e infarto até dificuldade na cicatrização e problemas renais, é preciso fazer acompanhamento e controle da hipertensão e diabetes com medicamentos e, principalmente, com mudanças de hábitos.

O objetivo do encontro foi tirar dúvidas, promover ações de autocuidado e orientar como algumas medidas práticas no dia a dia são capazes de minimizar as complicações decorrentes dessas doenças, reduzindo a necessidade de se procurar atendimento na UBS.

Durante a ação, foram atendidos cerca de 145 pacientes que fazem acompanhamento junto à unidade. A programação compreendeu práticas integrativas em saúde, com aulas de capoterapia e tai chi chuan, além de palestras sobre saúde bucal, atividade física, cuidados farmacêuticos e alimentação saudável. Também foram realizadas oficinas de autocuidado e culinária.

A UBS 8 de Taguatinga faz, em média, 4.500 atendimentos mensais, entre vacinação, administração e fornecimento medicamentos, curativos, atendimentos odontológicos, médicos, de enfermagem e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). Entre eles, pelo menos 500 são de pacientes hipertensos e diabéticos em acompanhamento, mas o número de pessoas com as doenças pode ser ainda mais alto na região.

LEIA TAMBÉM:

“Pelo perfil epidemiológico, é esperado que cerca de 20% da população da área de abrangência apresente hipertensão ou diabetes. E cabe à UBS ofertar uma atenção integral a esses usuários, prevenindo as complicações e melhorando a qualidade a vida”, afirma Fernanda Lima, gerente da unidade.

RECOMENDAMOS