DF e Goiás se unem para combater epidemia de dengue
O Distrito Federal e o estado de Goiás estão unidos no combate à epidemia de dengue. As duas regiões concentram cinco municípios considerados com alto risco de incidência da doença, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO).
Leia mais
- HRSM vai abrir Ambulatório de Dengue para atender demanda de pacientes egressos com a doença
- Equipes recolhem 800 kg de lixo em ação contra a dengue no Parque da Cidade
- Governo do DF intensifica combate à dengue com fumacê
As cidades com maior risco são:
- Águas Lindas de Goiás (532 casos a cada 100 mil habitantes)
- Alexânia (416 casos)
- Alto Paraíso de Goiás (418 casos)
- Padre Bernardo (858 casos)
- Cocalzinho de Goiás (1.289 casos)
-
✅Clique aqui para seguir o novo canal do Portal 84 no WhatsApp
Os números medem o risco de a população contrair dengue e são calculados a partir da quantidade de casos a cada 100 mil habitantes.
Para combater a doença, as secretarias de Saúde do DF e de Goiás estão trabalhando em conjunto. Na última terça-feira (16), representantes das duas pastas se reuniram para discutir medidas eficazes.
“Precisamos fomentar esse trabalho conjunto entre o DF e Goiás”, enfatizou a titular da pasta no DF, Lucilene Florêncio. “Para isso, juntamos aqui profissionais de grande expertise e com muita vontade de trabalhar. Desejo que possamos realizar ações que tenham como foco a população e os usuários do SUS [Sistema Único de Saúde] tanto no DF quanto em Goiás.”
Durante a reunião, o subsecretário de Vigilância e Atenção Integral à Saúde de GO, Luciano Moura, ressaltou a necessidade de organizar o fluxo de informações de pacientes que transitam entre as duas regiões.
“Temos os pacientes que moram em Goiás, mas que passam o dia no DF e vice-versa”, afirmou. “Diante disso, precisamos pensar em ações conjuntas, abrangendo tanto a assistência quanto a vigilância. Essa abrangência visa organizar o fluxo e as informações desses usuários para que possamos adotar a política mais adequada.”
As autoridades sanitárias estão alertando a população para a importância de tomar medidas de prevenção contra a dengue, como:
- Eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, como água parada em pneus, vasos de plantas, garrafas e outros objetos
- Usar repelentes quando for necessário ficar exposto ao mosquito
- Aplicar inseticidas em áreas externas
Governo do DF decreta situação de emergência por causa da dengue
Hoje, quinta-feira (25), o governador, Ibaneis Rocha (MDB), decretou situação de emergência por causa da epidemia de dengue no Distrito Federal (DF). A medida foi publicada na tarde desta quinta-feira (25) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). O decreto reforça que todas as medidas cabíveis serão tomadas para conter a proliferação do aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.
Para conferir o decreto em sua íntegra, acesse este link: decreto emergencial.