Ação do IgesDF em alusão ao Outubro Rosa oferece cartilhas, música e “toque doce” para pacientes e acompanhantes
O ambulatório do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) recebeu na manhã desta sexta-feira (18) uma ação especial do Projeto Humanizar, promovido pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF). A iniciativa, em alusão ao Outubro Rosa, levou acolhimento e informação sobre o câncer de mama aos pacientes e seus acompanhantes.
Acolhimento e informação
“O foco principal da ação é proporcionar acolhimento e informações relevantes aos pacientes sobre o câncer de mama”, explicou Letícia Angelo, chefe do Núcleo de Humanização do IgesDF. Durante a atividade, os pacientes receberam cartilhas com orientações sobre cuidados, prevenção e autoexame.
LEIA TAMBÉM:
- G20 Social debate protagonismo juvenil e desenvolvimento econômico com estudantes em Goiás
- Bolsa Família beneficia 177 mil famílias no DF com repasses de R$ 60 milhões
- Saúde Mais Perto oferece serviços gratuitos até sábado no Gama-DF
- Celina Leão destaca lei que prioriza atendimento a mulheres com histórico de câncer de mama no DF
Música e gesto carinhoso
Para tornar o ambiente mais acolhedor, o projeto ofereceu uma apresentação musical com violonista e distribuiu bombons aos pacientes, simbolizando um “toque doce” em um momento delicado.
Calor humano e apoio emocional
“O objetivo é levar informação e calor humano aos pacientes, para que se sintam verdadeiramente acolhidos”, ressaltou Letícia Angelo. A ação contou com a colaboração da equipe do ambulatório do Hospital de Base, especialmente da ala 5, responsável pelos atendimentos em mastologia.
Expansão para outras unidades
A iniciativa será levada para outras unidades do IgesDF nas próximas semanas. “Na próxima semana, faremos ação semelhante no Hospital Regional de Santa Maria e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Brazlândia”, anunciou Letícia.
Projeto Humanizar
O Projeto Humanizar, apadrinhado pela primeira-dama do DF, Mayara Noronha, visa humanizar o atendimento aos pacientes e acompanhantes nas unidades geridas pelo IgesDF, como o Hospital de Base, o Hospital Regional de Santa Maria, o Hospital Cidade do Sol e as UPAs.