SaúdePremiação destaca melhores resultados de gestão da Secretaria de Saúde

Premiação destaca melhores resultados de gestão da Secretaria de Saúde

Quarta edição do Prêmio Contratualiza SES celebra avanços dos acordos de gestão regional e local

Com compromisso de atender uma população de 16 mil pessoas cadastradas, a Unidade Básica de Saúde (UBS) 5 de Santa Maria se destacou em 2023 por ter atingido a maior nota entre todos os serviços da Atenção Primária da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). A equipe recebeu o certificado de reconhecimento nesta terça-feira (7), como parte da quarta edição do Prêmio Contratualiza SES, realizado no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs).

✅Clique aqui para seguir o novo canal do Portal 84 no WhatsApp

“Estamos colhendo os frutos de uma grande equipe. É um trabalho conjunto que vem se refletindo nos indicadores”, afirma a gerente da UBS 5 de Santa Maria, Cristiana Guimarães. A enfermeira está à frente do grupo de cem servidores destacados na unidade e ressalta que, ano após ano, tem havido melhorias tanto de gestão quanto de infraestrutura.

LEIA TAMBÉM:

Criado a partir da avaliação dos indicadores dos acordos de gestão, o Prêmio Contratualiza SES reconhece unidades que conseguiram atingir as metas estabelecidas. Hospital de Apoio de Brasília, Hospital São Vicente de Paula, Hospital Materno-Infantil de Brasília (HMIB), UBS 11 de Planaltina, UBS 11 de Samambaia, UBS 1 do Lago Norte, UBS 3 do Paranoá, UBS 14 de Ceilândia, UBS 3 do Riacho Fundo II, Centro de Especialidades Odontológicas do Guará, Policlínica do Paranoá e dos Centros de Atenção Psicossocial do Paranoá (CAPS II), Itapoã (CAPS AD Itapoã), Samambaia (CAPS AD Samambaia) e Recanto das Emas (CAPSi Recanto das Emas) também receberam o reconhecimento.

O diretor de gestão regionalizada da SES-DF, Guilherme Carvalho, ressalta que em toda a Secretaria tem ocorrido melhorias significativas, com maior profissionalização, estabelecimento de parcerias e fortalecimento do processo de tomada de decisões com base em indicadores. “Conseguir visualizar o tanto que conseguimos avançar nesse processo é motivo de orgulho”, afirma.

Na SES-DF, a regionalização foi instituída pelo decreto 37.515/2016. Os acordos de gestão começaram a ser implementados em 2017 e são divididos em acordos de gestão regionais (AGR), celebrados com as regiões de saúde e unidades de referência distrital, e em acordos de gestão locais (AGL), que são feitos diretamente com as unidades de saúde.

“Estamos trabalhando na melhoria da qualidade dos nossos processos, do nosso atendimento”, acrescenta o subsecretário de Planejamento em Saúde, Rodrigo Vidal.

A cerimônia de premiação também contou com a presença do secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Luciano Agrizzi; da subsecretária de Administração Geral, Gláucia da Silveira; da subsecretária de Atenção Integral à Saúde, Bianca Souza; e de superintendentes e gestores das sete Regiões de Saúde do Distrito Federal.

Últimas