Quarta edição do Prêmio Contratualiza SES celebra avanços dos acordos de gestão regional e local
Com compromisso de atender uma população de 16 mil pessoas cadastradas, a Unidade Básica de Saúde (UBS) 5 de Santa Maria se destacou em 2023 por ter atingido a maior nota entre todos os serviços da Atenção Primária da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). A equipe recebeu o certificado de reconhecimento nesta terça-feira (7), como parte da quarta edição do Prêmio Contratualiza SES, realizado no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs).
✅Clique aqui para seguir o novo canal do Portal 84 no WhatsApp
“Estamos colhendo os frutos de uma grande equipe. É um trabalho conjunto que vem se refletindo nos indicadores”, afirma a gerente da UBS 5 de Santa Maria, Cristiana Guimarães. A enfermeira está à frente do grupo de cem servidores destacados na unidade e ressalta que, ano após ano, tem havido melhorias tanto de gestão quanto de infraestrutura.
LEIA TAMBÉM:
- Governo do DF destina R$ 1 milhão para cirurgias ortopédicas
- Governo do RS lança linha de crédito especial para famílias atingidas pelas chuvas
- Rotary Clubs do DF unem-se para levar água potável às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
- Ubatuba se mobiliza em campanha de auxílio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul; saiba como colaborar
Criado a partir da avaliação dos indicadores dos acordos de gestão, o Prêmio Contratualiza SES reconhece unidades que conseguiram atingir as metas estabelecidas. Hospital de Apoio de Brasília, Hospital São Vicente de Paula, Hospital Materno-Infantil de Brasília (HMIB), UBS 11 de Planaltina, UBS 11 de Samambaia, UBS 1 do Lago Norte, UBS 3 do Paranoá, UBS 14 de Ceilândia, UBS 3 do Riacho Fundo II, Centro de Especialidades Odontológicas do Guará, Policlínica do Paranoá e dos Centros de Atenção Psicossocial do Paranoá (CAPS II), Itapoã (CAPS AD Itapoã), Samambaia (CAPS AD Samambaia) e Recanto das Emas (CAPSi Recanto das Emas) também receberam o reconhecimento.
O diretor de gestão regionalizada da SES-DF, Guilherme Carvalho, ressalta que em toda a Secretaria tem ocorrido melhorias significativas, com maior profissionalização, estabelecimento de parcerias e fortalecimento do processo de tomada de decisões com base em indicadores. “Conseguir visualizar o tanto que conseguimos avançar nesse processo é motivo de orgulho”, afirma.
Na SES-DF, a regionalização foi instituída pelo decreto 37.515/2016. Os acordos de gestão começaram a ser implementados em 2017 e são divididos em acordos de gestão regionais (AGR), celebrados com as regiões de saúde e unidades de referência distrital, e em acordos de gestão locais (AGL), que são feitos diretamente com as unidades de saúde.
“Estamos trabalhando na melhoria da qualidade dos nossos processos, do nosso atendimento”, acrescenta o subsecretário de Planejamento em Saúde, Rodrigo Vidal.
A cerimônia de premiação também contou com a presença do secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Luciano Agrizzi; da subsecretária de Administração Geral, Gláucia da Silveira; da subsecretária de Atenção Integral à Saúde, Bianca Souza; e de superintendentes e gestores das sete Regiões de Saúde do Distrito Federal.