Unidades ganharam arcos cirúrgicos que permitem procedimentos menos invasivos e mais precisos
Esta semana, mais três hospitais do Distrito Federal receberam novas escopias – popularmente conhecido por arco cirúrgico – equipamentos que possibilitam aos médicos realizarem cirurgias mais precisas, com mais segurança e agilidade. Os hospitais do Gama, da Região Leste (HRLE) e da Asa Norte (HRAN) receberam um equipamento cada.
Em junho, outros três arcos cirúrgicos foram entregues aos hospitais de Taguatinga (HRT), Ceilândia (HRC) e Planaltina (HRPL). Segundo a Secretaria de Saúde, ainda há em andamento um processo de aquisição de mais 15 unidades.
LEIA AINDA
- Em entrevista, Ibaneis promete mais investimentos na saúde e projeta três novos hospitais
- No Gama, obras de UBS, feiras e rodoviária avançam
As máquinas permitem maior precisão nas cirurgias ao produzirem imagens em tempo real no momento da operação, como um aparelho de raio-X. Com o equipamento é possível executar cirurgias em diversas áreas, como em procedimentos cardiológico, ortopédico e vascular.
Já nos hospitais da Região Leste e do Gama, o equipamento vai auxiliar as cirurgias de coluna e ortopédicas.
As máquinas foram locadas por meio do método de contrapartida, que é feito a partir do convênio de instituições de ensino superior com a Secretaria de Saúde. Essas instituições utilizam as unidades de saúde de estágio e cada aluno gera um valor hora-aula, revertido para a pasta em forma de doação, serviços e materiais.