A ministra da Saúde, Nísia Trindade, alertou nesta quarta-feira (20) para um aumento considerado pela pasta como antecipado de casos de vírus respiratórios no país. “Parece que todos os problemas de saúde foram antecipados este ano”, disse ela, em referência à explosão de casos de dengue fora do período mais comum. “Isso não é por acaso, tem a ver com fatores climáticos e ligados aos próprios vírus”, explicou.
✔️Clique aqui para seguir o novo canal do Portal 84 no WhatsApp
Dengue: Principal Preocupação
“A dengue é o mais grave problema de saúde pública que temos hoje, mas não é o único. E nós não queremos descuidar das outras doenças”, avaliou Nísia. Ela destacou que a concomitância de casos de dengue e gripe em alguns municípios e estados pode pressionar os sistemas de saúde e levar a medidas mais restritivas.
Campanha de Vacinação Contra Gripe Antecipada
Em razão do cenário epidemiológico, a campanha nacional de vacinação contra a gripe foi antecipada e teve início no dia 25 de março. A ministra lembrou que, em algumas localidades, como no Distrito Federal, a imunização já começou e pediu que as pessoas que compõem o público-alvo definido procurem os postos de saúde para receber a dose.
LEIA TAMBÉM:
- Accor e Banco BRB Anunciam Parceria Estratégica para Benefício dos Clientes
- Calçadas Renovadas: Um Novo Caminho para o Distrito Federal
- Cante e Brinque no Coral Vozes da Infância: Sesc-DF abre Novas Vagas
- Brasília recebe showroom de casas pré-fabricadas com containeres
Recomendações
A ministra também recomendou medidas de prevenção contra os vírus respiratórios, como:
- Lavar as mãos com frequência
- Usar máscara em locais fechados
- Evitar aglomerações
- Manter os ambientes ventilados