Cada leito terá espaço para acompanhantes, e, se necessário, as camas poderão ser substituídas por berços
Demonstrando compromisso com a saúde da população infantil, o Governo de Brasília, por meio da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), investe na ampliação da capacidade de atendimento pediátrico no Hospital Regional de Ceilândia (HRC). A iniciativa, que faz parte do Plano de Enfrentamento para Doenças Respiratórias da Infância no DF, visa garantir atendimento de qualidade e humanizado às crianças durante o período de maior incidência dessas enfermidades.
✅Clique aqui para seguir o novo canal do Portal 84 no WhatsApp
Ampliação e Modernização da Estrutura
As obras de readequação do setor pediátrico do HRC estão em fase final e permitirão a abertura de seis novos leitos de enfermaria, elevando o total para 39. Além disso, 18 novas camas infantis serão instaladas, substituindo itens mais antigos e proporcionando mais conforto e segurança aos pacientes.
LEIA TAMBÉM:
-
Dengue: apenas 2 de cada 10 vacinas entregues pelo SUS foram aplicadas
-
Saúde capacita municípios para aplicação de vacinas contra a dengue
-
Vacinas de combate a covid-19 pode ser incluída no calendário do programa
A nova sala de internação contará com rede de gases (ar comprimido, oxigênio e vácuo), essenciais para o tratamento de pacientes com doenças respiratórias. Cada leito terá espaço para acompanhantes, e, se necessário, as camas poderão ser substituídas por berços.
“A ampliação dos leitos e a modernização da estrutura do HRC são exemplos do compromisso do Governo de Brasília com a saúde da população infantil”, afirma a diretora do HRC, Luisa Ferreira. “Com essas medidas, poderemos oferecer um atendimento ainda mais humanizado e eficaz às crianças, garantindo-lhes o melhor cuidado durante o período de internação”, completa.
Outras Ações para Enfrentar as Doenças Respiratórias
Além da ampliação no HRC, a SES-DF está tomando outras medidas para garantir o atendimento à população infantil durante o período de maior incidência de doenças respiratórias:
- Hospital Materno-Infantil de Brasília (Hmib): Ativados mais 14 leitos de enfermaria.
- Hospital Regional de Taguatinga (HRT): Revitalização do pronto-socorro pediátrico em andamento.
- UPAs Ceilândia, Recanto das Emas e São Sebastião: Implantação do atendimento pediátrico 24 horas.
- Hospital da Criança de Brasília (HCB): Contratação de mais 10 leitos de UTI pediátrica.
Com essas medidas, a rede pública de saúde do DF passa a contar com 85 leitos de UTI pediátrica, além de 63 leitos de enfermaria.
Prevenção é Fundamental
A SES-DF reforça a importância da prevenção para evitar as doenças respiratórias. Medidas simples como lavar as mãos com frequência, cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar e evitar contato próximo com pessoas doentes podem ajudar a reduzir o risco de contágio.