O Governo do Distrito Federal (GDF) intensifica as ações de combate à dengue com a instalação de 11 novas tendas de hidratação, a contratação de 200 médicos generalistas e a ampliação de 10 leitos de UTI no Hospital da Criança. As medidas foram anunciadas pelo governador Ibaneis Rocha em suas redes sociais.
“Demos mais um passo importante no combate à dengue: começamos a montagem das 11 novas tendas de hidratação no DF, sendo 3 com atendimento 24 horas, totalizando 20 tendas para atender os pacientes”, destacou o governador. “Além disso, autorizamos a contratação de 200 médicos generalistas para reforçar os atendimentos à dengue. Também autorizei a ampliação de 10 novos leitos de UTI no Hospital da Criança. Seguimos firmes no combate a essa doença!”
Tendas de hidratação
As 11 novas tendas de hidratação serão instaladas em regiões estratégicas do Distrito Federal, com foco nas áreas com maior incidência de casos de dengue. Três delas funcionarão 24 horas por dia, enquanto as demais atenderão ao público durante o dia. As tendas oferecerão atendimento médico, hidratação e orientação aos pacientes com sintomas de dengue.
Contratação de médicos
A contratação de 200 médicos generalistas visa reforçar o atendimento nas unidades básicas de saúde e nas tendas de hidratação. Os médicos serão responsáveis por avaliar os pacientes, realizar exames e prescrever o tratamento adequado.
Ampliação de leitos de UTI
A ampliação de 10 leitos de UTI no Hospital da Criança irá aumentar a capacidade de atendimento aos casos mais graves de dengue em crianças. Os novos leitos serão equipados com modernos recursos para garantir a melhor assistência médica aos pacientes.
Dados da dengue no DF
De acordo com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, até o dia 31 de março de 2024, foram notificados 120.000 casos de dengue no DF. Desse total, 5.000 foram confirmados e 100 resultaram em óbitos.
Outras ações de combate à dengue
O GDF também vem realizando outras ações de combate à dengue, como:
- Força-tarefa de combate à dengue: A força-tarefa é composta por agentes de saúde que visitam casas e imóveis para eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti.
- Campanhas de conscientização: O GDF realiza campanhas de conscientização para alertar a população sobre a importância de eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti.
- Pesquisa clínica: O GDF está apoiando uma pesquisa clínica que busca uma vacina contra a dengue.