O secretário de estado da saúde, Ismael Alexandrino, anunciou que Goiás dispensará o uso obrigatório de máscara em ambientes abertos. De acordo com o titular da secretaria, a medida será adotada a partir de segunda-feira (14).
“Os municípios que tiverem acima de 75% de aplicação da vacina poderão liberar [o uso de máscara] em ambiente aberto e posteriormente, a depender da evolução, a tendência é que libere para ambiente fechado também”, afirmou Ismael.
Segundo o secretário, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) vai discutir sobre a liberação com o Centro de Operações de Emergências (COE) nesta quarta-feira (9), em Goiânia. A recomendação deve ser incluida em uma nota técnica que ainda não foi emitida.
LEIA TAMBÉM:
- Presidente da Fecomércio-DF anuncia nova unidade do Sesc
- Portal Expressão Brasiliense lança programa de entrevistas “Café Expressão”; estréia hoje, no YouTube
- Dez vagas de emprego para quem tem curso superior
- Torre de TV de Brasília completa 55 anos com atrações
Ismael explicou que a vacinação contra a Covid-19 tem ligação direta com o número de pacientes graves e com o número de óbitos. Por isso, a taxa de imunização está sendo considerada como fator de discussão da medida. Em Goiás, 5.614.455 pessoas já receberam a primeira dose.
Casos de Coronavírus
Os dados deste boletim foram divulgados às 15h de quarta-feira, 9 de março de 2022. Há 25.935 óbitos confirmados de Covid-19 em Goiás até o momento, o que significa uma taxa de letalidade de 2,16%. Há 403 óbitos suspeitos que estão em investigação
Vacinação em Goiás
Dados colhidos pela SES-GO na quarta-feira (9) indicaram que foram aplicadas também 4.829.786 segundas doses em todo o estado. O reforço foi aplicado em 1.586.375 goianos. Entre as crianças de 5 a 11 anos, 31,99% já receberam uma dose da vacina.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há 7.113.540 pessoas vivendo em Goiás.