Gestão do tempo, grande desafio da modernidade

Mesmo com 1440 minutos em um dia sentimos que precisamos de mais tempo para executar todas as nossas tarefas.

A relação do homem com tempo sofreu uma reviravolta a partir da Revolução Industrial, antes o ser humano tinha a concepção de temporalidade biológica, ou seja, manhã, tarde e noite. Mas depois do século XVIII, contamos a passagem das horas por meio do relógio, ou o chamado “tempo das fábricas”, então além do relógio, a produtividade no trabalho também ajuda na percepção temporal.

Hoje em dia já temos algumas técnicas e ferramentas que nos auxiliam a otimizar nossos horários. A gestão de tempo é uma grande aliada nessas horas, afinal, todos temos 24h no nosso dia e por que algumas pessoas conseguem fazer proveito e outras não?

Gerenciamento de tempo

Muitas pessoas associam estar ocupado com maior produtividade, mas não é assim que funciona, não adianta, por exemplo começar a fazer várias tarefas não concluir nenhuma. Há diversas dicas e métodos para fazer uma melhor organização, mas primeiro você precisa identificar os seus pontos fracos e fortes, sabendo assim o que é necessário melhorar e manter.

Fazer um planejamento antecipado e definir metas é um bom começo para aqueles que pretende seguir a gerência do tempo, com isso você consegue priorizar tarefas, economizar tempo e organizar seu espaço e ideias. Outro passo importante é saber dizer “não” para algumas tarefas e pessoas. Pois quando nos sobrecarregamos, não conseguimos cumprir tudo ou fazer bem feito as obrigações.

Portanto, é importante ter foco, pesquisar e buscar entender suas falhas. Não se culpar por errar também é fundamental, já que essa técnica pretende diminuir o estresse, então não se cobre em ser perfeito, mas sim, em melhorar a cada dia.

*Ana Vitória Rafalovik, Estagiária sob supervisão de Hudson Cunha, editor do site.

RECOMENDAMOS