De UBV Costal, aplicado dentro das residências pelos agentes, foram mais de 38 mil minutos
O Núcleo de Controle Químico e Biológico Central, da Secretaria de Saúde do DF (SES), apresentou na quinta-feira (13) números referentes à aplicação de inseticida no combate à dengue. No encontro, profissionais e gestores que atuaram no combate à epidemia também discutiram possíveis estratégias para a próxima sazonalidade de arboviroses.
✅Clique aqui para seguir o novo canal do Portal 84 no WhatsApp
Dados apontam que, da primeira semana epidemiológica de 2024, em janeiro, até a 20ª, em 18 de maio, o UBV pesado – conhecido popularmente como “fumacê” – circulou durante o total de 259.273 minutos, cerca de 180 dias. Já o UBV Costal – uma forma de aplicação do inseticida dentro das residências – teve o total de 38.990 minutos de aplicação.
LEIA TAMBÉM:
- Manifestantes vão às ruas contra PL que equipara aborto a homicídio
- Agências do trabalhador têm 637 vagas de emprego nesta sexta-feira (14)
- CLDF discute a importância da liberdade de ser LGBTQIA+
- NOVA UNIDADE DO BRB EM TOCANTINS
Com a adesão da SES ao aero system, no período de 4 de abril a 17 de maio, mais 9 mil residências foram visitadas. Dessas, 3.382 aceitaram a aplicação do inseticida. O aero system é um tanque de inox com capacidade útil de quatro litros e uma mangueira de transferência do produto, especialmente para ser usado nas casas.
O passo seguinte à reunião será a visita aos núcleos regionais para discussão dos processos de trabalho e planejamento das ações. “Precisamos pensar nos problemas e em soluções sustentáveis. Vamos fazer o que a legislação determina como papel do Estado e trazer segurança aos processos e aos servidores para exercerem suas atividades”, assegura o subsecretário de Vigilância à Saúde, Fabiano dos Anjos.