Fitoterápicos ganham destaque na 3ª Feira do Produtor Rural

Secretaria de Saúde expõe produtos das Farmácias Vivas do DF. Saiba onde ter acesso ao serviço

A produção das Farmácias Vivas da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) ganhou destaque na 3ª Feira do Produtor Rural da Universidade de Brasília (UnB), realizada na Fazenda Água Limpa, no Núcleo Rural Vargem Bonita, no Park Way, no fim de setembro. Estudantes, produtores, pesquisadores e o público geral conheceram produtos fitoterápicos como o xarope de guaco, utilizado para tratamento de doenças respiratórias devido a sua ação expectorante.

✅Clique aqui para seguir o novo canal do Portal 84 no WhatsApp

Cerca de 2 mil pessoas participaram do evento realizado no final de setembro. Segundo a gerente do Componente Básico de Assistência Farmacêutica da pasta, Fernanda Duarte de Andrade, a apresentação na feira é uma oportunidade de chegar ao cidadão. “Hoje temos o trabalho diferenciado das Farmácias Vivas, e é muito importante divulgar isso para a população”, afirma.

LEIA TAMBÉM: 

Mensalmente, as duas unidades que manipulam e ofertam os fitoterápicos, localizadas no Riacho Fundo e em Planaltina, produzem cerca de 3.700 produtos. Além do xarope de guaco, estão na lista tinturas de funcho, alecrim-pimenta e de boldo, gel de alecrim-pimenta, gel de erva-baleeira, gel de confrei e gel de babosa, cada um com uma indicação específica, desde dor de garganta ao auxílio à cicatrização.

Qualquer cidadão, com receita, pode fazer a retirada desses produtos em 45 unidades de saúde por espalhadas por 19 Regiões Administrativas diferentes.

RECOMENDAMOS