Crescimento reflete esforços da Secretaria de Saúde para reduzir listas de espera e melhorar serviços por meio de investimentos e contratações
O Distrito Federal (DF) comemora um marco importante na área da saúde: a realização de mais de 39 mil cirurgias eletivas (não urgentes) até novembro de 2024. Os dados, divulgados pelo Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão (Cieges-DF) do SUS, revelam um aumento de 7,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.
- ✅ Inscreva-se no canal do Portal 84 no WhatsApp, Youtube e visite as nossas páginas no Facebook e Instagram
Programa Nacional de Redução de Filas (PNRF) é chave para o sucesso
O crescimento é atribuído à adesão do DF ao PNRF, do Ministério da Saúde, que destina recursos para o cumprimento de metas de cirurgias eletivas. A Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) se destacou no programa, ultrapassando as metas em 2023 e 2024, o que resultou na captação de mais de R$ 26 milhões em recursos.
LEIA TAMBÉM:
- Setor público consolidado registra déficit de 0,4% do PIB em 2024, revela Banco Central
- Educação em Goiás: Globo Terrestre interativo leva tecnologia e inovação para as salas de aula
- Rodoviárias do DF: Ibaneis investe em novas rodoviárias e amplia mobilidade
- Davi Alcolumbre volta presidência do Senado; Lula parabeniza
Investimentos
A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, atribui o resultado a um trabalho conjunto e contínuo da pasta, que tem investido em profissionais, infraestrutura e na melhoria da qualidade do atendimento. O subsecretário de Planejamento em Saúde, Rodrigo Vidal, destaca o planejamento estratégico sólido e a gestão eficiente como fatores determinantes para o avanço.
Dados
De acordo com o Ministério da Saúde, o DF já soma mais de 130 mil cirurgias em 2024, incluindo as de emergência e urgência. O número representa um aumento de 3,9% em relação ao período anterior.