DF tem campanha de conscientização sobre HIV e câncer de pele

A gerente da UBS 1 da Asa Norte, Débora Moura Costa, alerta: “Nosso maior objetivo é a detecção precoce”

 

Dezembro é o mês de prevenção para as duas doenças; para chamar a atenção da população, a unidade intensificou os testes de detecção e orientou sobre o tumor

Em dezembro, o combate ao câncer de pele e ao HIV/Aids e às ISTs (infecções sexualmente transmissíveis) são lembrados nas campanhas Dezembro Laranja e Dezembro Vermelho, respectivamente.

Com o objetivo de alertar a população sobre as enfermidades, a Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 da Asa Norte promoveu, nesta terça-feira (13), uma manhã de ações preventivas. A primeira foi a testagem para HIV e ISTs, sugerida para os pacientes presentes na unidade no dia.

Exames

Oferecido ao público presente, o exame foi feito a partir da coleta de uma amostra de sangue. Além de avaliar a presença do vírus HIV, os profissionais também fazem os testes para hepatite B e sífilis, consideradas infecções sexualmente transmissíveis.

Acompanhamento

Os resultados ficam prontos em até 15 minutos. No caso de resultado positivo para HIV, é feito um segundo teste de uma outra marca. A repetição do resultado já é considerada diagnóstico.

Atenção para a pele

Ao mesmo tempo que adverte sobre as ISTs, a campanha da UBS também chama atenção para o câncer de pele, que representa 30% dos casos dos tumores, de acordo com a publicação Incidência de Câncer no Brasil, do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Para isso, uma das equipes multidisciplinares da unidade básica orienta os pacientes sobre o tipo de tumor, entregando panfletos e kits com amostras de protetor solar.

Entre os fatores de risco para o câncer de pele destacados pela equipe, estão a quantidade de sardas e pintas no corpo, feridas que não cicatrizam, pintas que mudam de cor ou estão crescendo e o fator histórico de casos da doença na família.

RECOMENDAMOS