DF em alerta: Governo intensifica ações contra dengue com força-tarefa

Cidade é a segunda a receber uma edição do Dia D de combate à doença. Recanto das Emas é próxima a receber o evento, dentro do GDF Mais Perto do Cidadão, programa coordenado pela Secretaria de Justiça e Cidadania

Diante do crescente número de casos de dengue no Distrito Federal, o governador Ibaneis Rocha anunciou uma série de medidas para intensificar o combate à doença. As ações, que incluem instalação de tendas de hidratação, intensificação da aplicação do fumacê, extensão do horário de funcionamento de UBSs e reforço da coleta de lixo, começam a valer neste sábado (20/1).

✅Clique aqui para seguir o novo canal do Portal 84 no WhatsApp

“Tivemos um aumento muito grande nos números de casos de dengue. Temos que evitar o falecimento das pessoas e, para isso, resolvemos entrar com essa ação muito importante. Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Secretaria de Saúde, estamos vistoriando os lares das pessoas. A dengue está, muitas vezes, dentro das casas das pessoas”, declarou Ibaneis.

Tenda de acolhimento, responsável por fazer a hidratação e informar a população sobre a importância do enfrentamento à dengue. Ceilândia.

As tendas de hidratação serão instaladas em nove regiões administrativas do DF: Ceilândia, Sol Nascente, Samambaia, Recanto das Emas, Brazlândia, Estrutural, São Sebastião, Sobradinho e Santa Maria. Cada tenda contará com uma equipe da Saúde e apoio dos bombeiros, com unidades de resgate.

Além disso, a aplicação do fumacê será intensificada em todas as regiões administrativas do DF, inclusive em áreas de difícil acesso. O horário de funcionamento de várias UBSs também será estendido para incluir atendimento noturno e nos fins de semana.

Para reforçar a coleta de lixo e carcaças, o GDF contará com o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

LEIA TAMBÉM:

A força-tarefa de combate à dengue promoveu uma grande ação neste sábado (20) em Samambaia, palco de mais uma edição do Dia D de combate à doença. Com a presença do governador Ibaneis Rocha, um grupo de aproximadamente 600 profissionais acolheu e percorreu a cidade para orientar a população, aplicar inseticida em locais estratégicos e combater focos do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.

O governador Ibaneis Rocha destacou que as medidas são necessárias para conter a propagação da dengue e proteger a saúde da população. Confira no post abaixo:

A população pode contribuir com o combate à dengue realizando ações simples, como:

  • Manter quintais e jardins limpos, sem objetos que possam acumular água.
  • Esvaziar vasilhas que acumulam água, como vasos de plantas, garrafas, pneus e baldes.
  • Fechar bem caixas d’água e cisternas.
  • Colocar telas em ralos e janelas.

RECOMENDAMOS