O Hospital de Campanha (Hcamp), uma iniciativa da Força Aérea Brasileira (FAB), entra em operação na manhã desta segunda-feira (5) em Ceilândia, no Distrito Federal. Com a capacidade de atender 600 pessoas por dia, essa estrutura é mais uma das estratégias adotadas para ampliar a assistência a pacientes com dengue.
Funcionamento 24 Horas
O Hcamp funcionará 24 horas por dia e contará com uma equipe dedicada, equipamentos de ponta e insumos fornecidos pela Aeronáutica. A estrutura comporta mais de 60 leitos e tendas, garantindo um atendimento ágil e eficiente aos pacientes afetados pela dengue.
Em visita durante os trabalhos, a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, falou sobre o fluxo de atendimento dinâmico que direcionará o Hcamp: “A população será acolhida pelo HCamp e, precisando internar, encaminhada aos hospitais da rede. Se a demanda for maior, temos as UPAs [unidades de pronto atendimento], que atendem os casos intermediários”.
Comandante da Aeronáutica Destaca Importância
O comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, também ressaltou a importância da ativação do Hcamp para combater a dengue no DF: “É um lugar diferente, um quadro diferente. Cerca de 40% dos casos estão concentrados aqui, então este hospital é de muita importância no combate a essa doença”.
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, reforçou a necessidade dessa iniciativa: “Diante do desafio que enfrentamos em combater a dengue, vamos instalar um hospital de campanha no DF para aumentar a capacidade de atendimento. O seu funcionamento será 24 horas por dia, vai contar com equipe, equipamentos, insumos da Aeronáutica e mais de 60 leitos e tendas”.
Região concentra casos
De acordo com o mais recente informe epidemiológico de dengue, desde o início do ano, foram 29,5 mil casos de dengue notificados na capital federal. As regiões de Ceilândia e Sol Nascente/Pôr do Sol concentram a maior parte dos episódios, com 8.896 notificados.