A informação foi dada pelo membro do Departamento Científico de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SPB), Dr. Ricardo Queiroz Gurgel.
As crianças devem ser testadas sempre que apresentarem sintomas ou tiverem contato com alguém infectado pela Covid-19. Além disso, os testes RT-PCR, teste ou sorológico são aceitos.
A lógica é a mesma aplicada nos adultos, sendo que pais e responsáveis devem observar, por exemplo, o tempo desde que a criança foi supostamente exposta ao vírus ou que esteja apresentando sintomas. Essa foi a declaração dada pelo membro do Departamento Científico de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Dr. Ricardo Queiroz Gurgel.
LEIA TAMBÉM:
- Goiás prevê abrir quase 9 mil vagas de concurso em 2022; veja lista
- DF registra redução de mortes no trânsito
- Bolsonaro assina acordos com Hungria e chama Órban de ‘irmão’
- Vagas para vendedores estão em alta nas agências
Dr. Ricardo também afirma que a testagem é importante para definir os próximos passos. “A confirmação de diagnóstico já indica a maneira correta de proceder e o possível caso de isolamento em caso positivo”, explica.
Veja quando cada teste é indicado
- RT-PCR: feito pelo swab nasal ou pela coleta de saliva, o teste deve ser feito entre 3º e 4º da doença. Mas é importante lembrar que o teste só detecta casos ativos da doença, não sendo indicado para diagnosticar casos de infecção prévia.
- Sorológico – feito pelo exame de sangue, é utilizado para saber se a criança desenvolveu anticorpos produzidos contra o vírus. Portanto, é indicado para diagnosticar uma possível infecção antiga. Um resultado negativo não exclui uma infecção atual da doença.
Locais para fazer o teste de covid-19 – postos de ampla testagem
Rodoviária do Plano Piloto
Atendimento: segunda à sexta-feira, das 8h às 17h
Ponto de referência: próximo à escada rolante
Aeroporto Internacional de Brasília (exclusivo para passageiros que desembarcam)
Atendimento: segunda à sexta-feira, das 8h às 17h
Próximo às esteiras com bagagens dos passageiros do desembarque nacional
UBS 1 da Asa Sul
Endereço: Quadra 612 Sul
Atendimento: segunda à sexta-feira das 7h às 19h; aos sábados das 7h às 12h
Testes em farmácia
O DF também vem realizando, ao longo das últimas semanas testes rápidos gratuitos diretamente em farmácias que se habilitaram junto à Secretaria de Saúde. Já foram distribuídos mais de 60 mil kits de testagem. Até esta terça-feira (8), já haviam sido realizados 7.532 nas farmácias, informou a SES-DF.
O início do atendimento, a definição do horário de testagem, a necessidade de agendamento ou não e a quantidade de testes realizados por dia são definidos pelos 22 estabelecimentos parceiros.
Aulas presenciais
A Fiocruz atualizou na última sexta-feira (11) os protocolos sanitários para que a volta às aulas seja feita de forma segura. O documento orienta que adultos ou crianças que estiverem com sintomas leves ou moderados de Covid-19 devem ficar isoladas por 10 dias, a contar da data de início dos sintomas. Mas, o retorno só deve acontecer caso o paciente não tenha nenhum sintoma nas últimas 24 horas. Porque a confirmação de diagnóstico já indica a maneira correta de proceder e o possível caso de isolamento em caso positivo.
Já no caso dos assintomáticos, são necessários 5 dias a contar da data do teste positivo, desde que um novo teste no quinto dia seja negativo. A Sociedade Brasileira de Pediatria também é a favor do retorno.
O documento prevê que as aulas só deverão ser suspensas caso existam 3 ou mais testes positivos simultâneos, na mesma classe. Essa situação deve ser acompanhada, mas o fechamento das escolas só deve acontecer em caso de recomendação dos técnicos sanitários locais.