Especialista enfatiza que a educação alimentar deve começar desde as compras
Em um cenário preocupante de aumento da obesidade infantil, o Hospital da Criança de Brasília (HCB) intensifica suas ações para promover a educação alimentar e a adoção de hábitos saudáveis desde a tenra idade. Segundo dados da instituição, no primeiro trimestre de 2024, 36% das crianças atendidas no ambulatório de obesidade apresentavam excesso de peso, sendo 12% já obesas e 24% com sinais de desnutrição.
✅Clique aqui para seguir o novo canal do Portal 84 no WhatsApp
A nutricionista clínica Ana Rosa Arruda, especialista em diabetes, oncologia e imunidade do HCB, ressalta a importância da família como exemplo para as crianças. “Comer bem começa muito cedo, no início da vida”, afirma. “A família precisa ser o espelho de uma alimentação saudável, pois a criança aprende pelo ‘neurônio-reflexo'”.
LEIA TAMBÉM:
- USP promove evento online em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente
- Ibaneis inaugura a primeira agência bancária de Riacho Fundo II
- HEJ entre os 5 melhores do país no atendimento à mulher
- Dicas para um ano sabático inesquecível
Educação alimentar começa nas compras
A especialista enfatiza que a educação alimentar deve começar desde as compras. “Se a escolha for por alimentos ultraprocessados, embutidos e açucarados, a criança vai comer”, alerta. “Então, se der preferência a alimentos frescos e naturais, a criança terá acesso a opções saudáveis e aprenderá a fazer escolhas melhores.”
Combate à comorbidades e acompanhamento especializado
O HCB oferece acompanhamento especializado para crianças e adolescentes com sobrepeso e obesidade, incluindo tratamento das comorbidades como colesterol alto e triglicerídeos acima das referências. As equipes de endocrinologia, nutrição e psicologia atuam em conjunto no acompanhamento desses pacientes, com retornos a cada 6 meses.
Novos projetos para famílias e pacientes
Em busca de resultados ainda mais efetivos, o hospital está finalizando dois novos projetos:
- Programa de Diretrizes do Sobrepeso: Oferece suporte técnico para os tratamentos clínicos de crianças com sobrepeso, visando prevenir o desenvolvimento da obesidade.
- Projeto de Educação Nutricional: Voltado para familiares e pacientes, visa conscientizar sobre a importância da alimentação saudável e estimular a prática de atividade física.