Um grupo de cientistas do Instituto Biomolecular de Ciências (FIU) está investigando uma proteína que, supostamente, protege contra uma série de doenças, incluindo câncer e diabetes.
Os médicos esperavam que essa proteína fosse uma espécie de supressor em tumores, mas, ela acabou sendo promissora no tratamento de mais algumas doenças, como o fígado gorduroso
Em testes de laboratório, o Inositol Polifosfato-4-Fosfatase Tipo II B, ou INPP4B, protegeu camundongos obesos de patologias como a doença hepática gordurosa, diabetes tipo 2 e neoplasia de próstata. Segundo estimativas, a obesidade é um dos maiores fatores de risco para o surgimento dessas doenças.
LEIA TAMBÉM:
- Obras do viaduto entre Recanto das Emas e Riacho Fundo II seguem a todo vapor; cerca de 400 empregos foram gerados
- Você sabe qual o papel dos Assistentes sociais nas unidades de saúde? A gente te explica
- Em dois anos, Governo Ibaneis finaliza Complexo Viário Governador Roriz
- Setor Primavera terá trecho interditado para obras da Caesb
- Estão abertas as inscrições para o 2° Prêmio Detran-DF de Educação de Trânsito
- Delmasso propõe punições a práticas violentas contra pessoas em condições de pobreza
“Podemos controlar nossa dieta, podemos sair e nos exercitar, mas existem certos fatores que não podemos controlar, como etnia, nossa idade e nossos genes”, declarou o pesquisador em câncer da Universidade Duke, nos Estados Unidos, Manqi Zhang. “Portanto, acho importante estudar isso para que possamos encontrar maneiras de controlar essas doenças no futuro”.
DADOS
De acordo com as estatísticas mais recentes do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, 42,4% dos adultos nos Estados Unidos são obesos e os adultos de 40 a 59 anos têm maior probabilidade de ser obesos. O problema é especialmente terrível para adultos negros não hispânicos, seguidos por adultos hispânicos e adultos brancos não hispânicos.
O estudo de Zhang foi publicado na revista Nature Communications Biology, onde atualmente é classificado em primeiro lugar na atenção do leitor online.
84 notícias com informações do Olhar Digital e Medical Xpress