Nesta segunda-feira (12), Vigilância Ambiental e Exército Brasileiro inspecionaram casas da região em busca de focos do mosquito Aedes aegypti
Ações de Enfrentamento à Dengue no Distrito Mesmo em meio às festividades de Carnaval, o Governo do Distrito Federal (GDF) mantém sua determinação no combate à dengue. Nesta segunda-feira, equipes da Vigilância Ambiental e do Exército Brasileiro estão nas ruas do P Sul, em Ceilândia, realizando vistorias minuciosas nas residências. O objetivo é identificar e eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
✅Clique aqui para seguir o novo canal do Portal 84 no WhatsApp
“Hoje nós estamos com o reforço do Exército, que foi cedido para Ceilândia devido ao índice da doença estar alto”, explicou a agente de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde (SES-DF), Mônica Caixeta. “Os militares entram, fazem a vistoria – como os agentes fazem – e vão fazendo o tratamento focal com pastilha nos depósitos prováveis índices de foco.”
Leia mais
Durante a visita, os moradores também são orientados sobre os cuidados que devem tomar para evitar a proliferação do mosquito. “É importante estar sempre de olho no acúmulo de água”, reforçou a agente. “As plantinhas que têm prato devem ficar em observação, com o prato sendo lavado e trocado dia sim, dia não. Orientamos para que eles observem as calhas e mantenham a caixa-d’água e os ralos sempre fechados. Esses são os pontos de foco”.
Emergência Declarada
O GDF tomou medidas enérgicas para enfrentar o surto de dengue que assola a região. Em 25 de janeiro, foi publicado um decreto de estado de emergência, autorizando a adoção de ações administrativas necessárias para conter a propagação da doença. Entre essas medidas, destacam-se:
- Aquisição de Insumos e Materiais: O decreto permite a compra ágil de insumos e materiais essenciais para o combate à dengue.
- Contratação de Profissionais Temporários: Com caráter excepcional, o governo está autorizado a contratar profissionais temporários para reforçar as equipes de combate.
- Limitação à Situação Sanitária Específica: A emergência pública em saúde abrange apenas ações relacionadas à situação sanitária específica da dengue.
Crescimento Alarmante de Casos
Segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, os números são alarmantes: 16.079 casos de dengue foram notificados nos primeiros dias de 2024, representando um aumento de 646,5% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Três mortes também foram registradas.