Pandemia da covid interrompeu festa por 3 anos
A cidade de São Paulo celebrou seus 470 anos nesta quinta-feira (25) com a retomada de uma tradição que estava suspensa desde 2021: o Bolo do Bixiga. O bairro, conhecido pela sua forte presença italiana e pela sua cultura popular, voltou a oferecer aos paulistanos um bolo gigante, confeitado e colorido, que foi distribuído gratuitamente aos moradores e visitantes.
A festa começou logo cedo, com a montagem de uma mesa de 400 metros de comprimento na Rua 13 de Maio, onde foram colocados 348 bolos doados por padarias, confeitarias e voluntários da região. Ao meio-dia, após uma cantoria de Parabéns a você ao som da bateria da Escola de Samba Vai-Vai, as fatias começaram a ser cortadas e entregues de mão em mão aos presentes, que aguardavam com guardanapos, sacolas plásticas e até baldes nas mãos.
“Depois da pandemia é a primeira vez que fazemos o bolo do aniversário de São Paulo. Voltamos às origens. Há 40 anos, a comunidade trazia um bolo para fazer a festa. E agora isso se repetiu”, comemorou Carlos Eduardo Garcia, da organização da festa no Bixiga.
A iniciativa, que começou em 1986, é uma forma de homenagear a cidade e valorizar a identidade do bairro, que é um dos mais antigos e tradicionais de São Paulo. O Bolo do Bixiga já chegou a ter mais de um quilômetro de extensão e a entrar para o Guinness Book, o livro dos recordes, em 2006.
O evento contou com a presença de autoridades, como o prefeito Ricardo Nunes e o governador Tarcísio Gomes de Freitas, que utilizou a plataforma X, antigo Twitter, para parabenizar a cidade e anunciar medidas de incentivo ao desenvolvimento do Centro.
“470 anos de São Paulo. A cidade que não para, que não dorme, que realiza sonhos, que é referência de oportunidades para o Brasil e para o mundo. Estamos olhando para o futuro da capital, e lançamos hoje uma linha de crédito de R$ 200 milhões aos empresários e comerciantes que investem no Centro, além de entregar mais 190 lares de interesse social na região central. Já em fevereiro, teremos ainda o concurso para escolher o projeto do nosso novo Centro Administrativo. E vamos seguir fazendo nosso melhor para garantir dignidade para cada paulistano e paulistana”, escreveu o governador em sua conta no X.
Assista o vídeo
470 anos de São Paulo. A cidade que não para, que não dorme, que realiza sonhos, que é referência de oportunidades para o Brasil e para o mundo. Estamos olhando para o futuro da capital, e lançamos hoje uma linha de crédito de R$ 200 milhões aos empresários e comerciantes que… pic.twitter.com/1p5Ur00Hi8
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) January 25, 2024