Tarcísio de Freitas institui gabinete de crise para definir ações de prevenção e mitigação de impacto de eventos climáticos extremos
Tempestades com rajadas de vento de até 100 km/h ameaçam o estado de São Paulo neste fim de semana. Em decorrência da previsão, o governo estadual mobilizou 5 mil agentes da Defesa Civil para atuação emergencial em 177 cidades do interior, litoral e Grande São Paulo.
✔️Clique aqui para seguir o novo canal do Portal 84 no WhatsApp
O governador Tarcísio de Freitas instituiu ainda um gabinete de crise para pronta resposta à população em caso de danos severos à infraestrutura ou catástrofes decorrentes de eventos climáticos extremos.
Leia mais
- Etecs de São Paulo oferecem mais de 130 mil vagas para o primeiro semestre de 2024
- “Roubos ostentação”: polícia dá fim a quadrilha que aterrorizava São Paulo
- Programa Saúde da Mulher Paulista vira lei sancionada pelo governo de São Paulo
As tempestades devem atingir o estado a partir da tarde deste sábado (18) e devem se estender até o domingo (19). As regiões mais afetadas devem ser o litoral sul, o Vale do Ribeira e o Vale do Paraíba.
O governo estadual orienta a população a ficar atenta às informações meteorológicas e a seguir as recomendações de segurança, como evitar áreas alagadas e edificações em risco.
Recomendações
Nos próximos dias, a Defesa Civil recomenda que a população fique atenta a mudanças bruscas no clima e tome precauções em caso de chuva forte ou rajadas de vento. Evite áreas arborizadas durante a tempestade, devido ao risco de quedas de árvores, e mantenha-se informado por meios oficiais para receber informações atualizadas sobre as condições climáticas e possíveis alertas.
Ao identificar sinais de ventos intensos, busque abrigo em locais seguros e longe de estruturas suscetíveis a danos, como postes, árvores ou fiações elétricas. Antecipe-se a possíveis incidentes verificando a estabilidade de árvores próximas à sua residência – caso identifique riscos, acione autoridades competentes para avaliação e providências.
Certifique-se de que objetos soltos em áreas externas, como móveis de jardim e utensílios, estejam devidamente guardados para evitar danos materiais e acidentes. Na condução, reduza a velocidade em condições adversas, mantendo distância segura de outros veículos, e esteja atento a possíveis bloqueios viários devido a quedas de árvores e alagamentos.
As autoridades estaduais também recomendam que cada prefeitura avalie a necessidade, de acordo com as condições climáticas locais, de suspensão ou cancelamento de atividades e eventos públicos ou privados ao ar livre.