Gamescom: São Paulo mostra sua força no mercado de games

De 23 a 27 de agosto, na Alemanha, Gamescon será palco da nova missão do CreativeSP, que promove o intercâmbio internacional no segmento de economia criativa

O mercado de games movimenta US$ 2,3 bilhões por ano no Brasil. Para impulsionar a participação de desenvolvedoras paulistas neste segmento e fortalecer a diversificação da economia estadual, o Governo de São Paulo vai levar até 20 empresas para a Gamescom, maior feira de jogos eletrônicos do mundo. O evento será realizado entre os próximos dias 23 e 27, na Alemanha.

A iniciativa integra o programa CreativeSP, desenvolvido em parceria entre a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e a InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O programa promove o intercâmbio entre empresas do setor de economia criativa, incentiva a geração de negócios e atrai investimento nacional e estrangeiro para São Paulo.

O CreativeSP é focado em eventos dos setores de tecnologia, inovação, entretenimento, cultura, audiovisual e literatura. A ação oferece um reembolso máximo de US$ 3 mil em despesas elegíveis para custear até 50% dos gastos das empresas com a viagem. Também promove eventos de networking nas missões internacionais e oferece ações de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento.

Leia mais

“Nossa missão é promover a pluralidade cultural como força empreendedora. Há muitas oportunidades no mercado de games, que cresce exponencialmente todos os anos. Pensando em potencializar esse cenário, anunciamos recentemente um investimento de R$ 18 milhões nessa indústria, via Lei Paulo Gustavo, e agora levaremos empresas para a maior feira de jogos eletrônicos do mundo”, afirma a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marilia Marton.

A Prefeitura de São Paulo e a Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais (Abragames) são parceiras do Governo do Estado na missão para a Gamescom, que ainda contará com suporte do escritório europeu da InvestSP, sediado na Alemanha.

Mercado em expansão

Dados da Abragames apontam que os jogos eletrônicos movimentam anualmente cerca de US$ 2,3 bilhões no Brasil. O país é considerado o décimo maior mercado do mundo e referência internacional – mais da metade das empresas nacionais comercializa games no cenário internacional.

A Abragames também mostra que três em cada quatro brasileiros jogam com frequência, boa parte pelo celular. O alto número de consumidores contribuiu para a disparada do número de estúdios de games no país, que pulou de 133 para 1.009 nos últimos oito anos. A indústria de jogos eletrônicos emprega mais de 12 mil pessoas no país, com a maior parte das empresas (57%) concentrada na região Sudeste.

A expectativa é que a missão comercial para a Gamescom traga oportunidades de negócios para as empresas participantes e contribua para o fortalecimento do mercado de games em São Paulo.

RECOMENDAMOS