Projeto do Governo de SP completa um ano com mais de 1.500 chamadas e reforça ações no Agosto Lilás
O projeto Abrigo Amigo, parceria do Governo de São Paulo com a Eletromidia, já realizou mais de 1.500 videochamadas em pontos de ônibus da capital paulista, oferecendo companhia e segurança a mulheres e potenciais vítimas de violência. A iniciativa, que completa um ano de funcionamento, registrou um aumento de 78% na demanda aos domingos, principalmente no período noturno.
- ✅ Inscreva-se no canal do Portal 84 no WhatsApp, Youtube e visite as nossas páginas no Facebook e Instagram
Tecnologia e humanização no combate à violência
O governador Tarcísio de Freitas destacou a importância do projeto no enfrentamento à violência contra a mulher: “O Abrigo Amigo é uma tecnologia que atua de forma humanizada, oferecendo companhia e segurança para mulheres que estão sozinhas no ponto de ônibus. Ele se junta a outras políticas públicas do movimento São Paulo por Todas para criar uma rede de proteção e acolhimento”.
LEIA TAMBÉM:
- Mais de 400 mil candidatos estão registrados para eleições municipais
- Última chance: Inscrições para concurso da Polícia Penal de Goiás prorrogadas até 19 de agosto
- BRB reforça parceria com CASACOR Brasília e oferece benefícios exclusivos aos clientes
- Governador do Distrito Federal anuncia intenção de construir estruturas náuticas públicas para promover turismo na abertura do Brasília Boat Show
Agosto Lilás: reforço nas ações de proteção
Durante o Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, o Governo de SP reforça suas ações de proteção ao público feminino. O projeto Abrigo Amigo se concentra em regiões do centro da cidade consideradas mais sensíveis no período noturno, como a Rua da Consolação e as avenidas Rangel Pestana e Nove de Julho.
Como funciona o Abrigo Amigo
Os painéis digitais nos pontos de ônibus permitem que as pessoas solicitem uma videochamada com uma atendente do programa, que oferece companhia e apoio. Em situações de emergência, a atendente pode acionar a polícia ou o socorro médico. Os pontos de ônibus contam com câmeras, microfones e sensores de presença, garantindo a segurança das usuárias.
Números que comprovam a importância
- 1.587 chamadas solicitando companhia no primeiro ano de funcionamento
- 939 acionamentos somente em 2024
- Aumento de 78% na demanda aos domingos
- Maior incidência de chamados entre 20h e 0h