“Papel fundamental na transição democrática”: Sarney homenageado em Brasília com honraria e elogios de Ibaneis Rocha

Sessão Solene em homenagem ao Presidente José Sarney. Crédito: Rinaldo Morelli/Agência CLDF

O distrital Wellington Luiz (MDB), foi o responsável pela iniciativa da solenidade. Participaram da cerimônia vários deputados distritais como Chico Vigilante (PT), Paula Belmonte (Cidadania) e Doutora Jane (MDB)

Em uma sessão solene realizada na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) na última terça-feira, o ex-presidente da República, José Sarney, foi homenageado com o título de Cidadão Honorário de Brasília. A cerimônia, marcada por discursos emocionados e reconhecimento à trajetória de Sarney, reuniu diversas autoridades políticas e admiradores do ex-presidente.

Ex-presidente José Sarney e Ibaneis Rocha

Além do título de cidadão honorário, Sarney também foi agraciado com a Medalha da Ordem do Mérito Legislativo do Distrito Federal grau Grande Colar. O deputado Wellington Luiz (MDB), responsável pela iniciativa da solenidade, destacou a importância do homenageado para a democracia brasileira: “Homenagear o senhor é um tributo à democracia. Se estamos sentados aqui hoje, escolhidos pelo povo, é graças ao senhor que garantiu a democracia. Nós, brasileiros, temos uma dívida impagável com o senhor, um dos maiores brasileiros da história”, afirmou o presidente da CLDF.

Em seu discurso, Sarney expressou sua profunda ligação com Brasília, cidade onde viveu por mais da metade de sua vida: “Quero dizer que me considero [cidadão de Brasília], retirando o ‘honorário’ porque aqui passei mais da metade de minha vida. Estive aqui pela primeira vez em 1958 e em dezembro do ano seguinte mudei-me definitivamente. Sou uma testemunha privilegiada desta cidade e não me considero honorário, me considero mesmo cidadão de Brasília”, declarou o ex-presidente.

LEIA TAMBÉM:

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, também utilizou as redes sociais para parabenizar Sarney pela homenagem: “Parabenizo o ex-presidente José Sarney pelo título de Cidadão Honorário do DF, um justo reconhecimento por sua trajetória e contribuição ao Brasil. No Dia da Constituição, destacamos seu papel fundamental na transição democrática e sua liderança em momentos decisivos para o país. Seu legado inspira a política brasileira e fortalece nossas instituições”, escreveu Rocha em sua conta no X (antigo Twitter).

O presidente em exercício do Senado Federal, senador Eduardo Gomes (PL/TO), ressaltou o legado de Sarney e sua visão de futuro: “Poucos homens têm a possibilidade de criar um sistema que fortalece a democracia, criar Estados como o Tocantins que produziu a minha permanência aqui nesta tribuna, criar a Câmara Legislativa e uma série de modificações para o fortalecimento da democracia brasileira. Mas, sempre que vou conversar com o presidente Sarney quero saber do amanhã e comemoro como ele é atual”, afirmou o senador.

RECOMENDAMOS