Ex-presidente usa redes sociais para compartilhar detalhes de sua saúde e a necessidade de possível cirurgia após quadro grave de obstrução intestinal
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu alta do Hospital Rio Grande, em Natal (RN), na tarde deste sábado (12), por volta das 17h30, conforme ele mesmo anunciou em sua conta na rede social X. A internação, que ocorreu na sexta-feira (11) devido a um quadro de forte distensão abdominal e obstrução intestinal.
- ✅ Inscreva-se no canal do Portal 84 no WhatsApp, Youtube e visite as nossas páginas no Facebook e Instagram
Em suas publicações no X, Bolsonaro compartilhou com seus seguidores a experiência delicada pela qual passou. “Passamos a vida prontos pra qualquer batalha: política, jurídica, eleitoral, física até… Mas às vezes o que nos derruba não é o inimigo de fora, é o nosso próprio corpo”, escreveu o ex-presidente em um dos posts. Ele relatou ter se acostumado com a dor e o desconforto ao longo dos anos, mas que desta vez, a gravidade do quadro surpreendeu até mesmo os médicos.
– Passamos a vida prontos pra qualquer batalha: política, jurídica, eleitoral, física até… Mas às vezes o que nos derruba não é o inimigo de fora, é o nosso próprio corpo.
– Ontem fui internado às pressas com dores intensas e uma forte distensão abdominal, talvez sem me dar… pic.twitter.com/WMXrCT8nl3
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) April 12, 2025
Bolsonaro citou uma conversa com o Dr. Claudio Birolini, que teria classificado este episódio como o mais grave desde o atentado de 2018. “Momentos assim lembram que as maiores batalhas, muitas vezes, não se travam em praça pública, mas dentro de nós”, refletiu o ex-presidente, que também mencionou a possibilidade de passar por uma nova cirurgia em Brasília ou São Paulo, após sua transferência.
LEIA TAMBÉM:
- Publicado decreto que oficializa Vai de Graça e Lazer para Todos entre 17 e 21 de abril
- Edital da Secretaria de Turismo Liberado Após Decisão Judicial
- Cidades Verdes do Mundo: 34 municípios brasileiros fazem parte de seleta lista da ONU
- FNDE: número de obras aprovadas na área da educação chega a 1,9 mil
A ligação entre os problemas de saúde atuais de Bolsonaro e a facada de 2018 foi explicada pelo gastroenterologista Alexandre Carlos, médico-assistente do Departamento de Gastroenterologia do Hospital das Clínicas de São Paulo (HC-FMUSP), em entrevista à CNN. Segundo o especialista, a perfuração causada pela faca pode gerar inflamação na cavidade abdominal e cicatrizes internas, conhecidas como “bridas”. “Às vezes essas cicatrizes ‘puxam’ o intestino, causando uma obstrução parcial ou total do órgão”, detalhou Carlos.
O médico ressaltou que a intensidade e os efeitos dessas obstruções variam de paciente para paciente, dependendo do grau de inflamação e da quantidade de bridas formadas. Ele explicou que, em alguns casos, a obstrução pode ser temporária, resolvendo-se com jejum e acompanhamento médico. No entanto, em situações mais graves, como a que provavelmente acometeu Bolsonaro, a intervenção cirúrgica se torna necessária. “Mas para entender se a obstrução é temporária ou definitiva, é preciso manter o paciente por um tempo em ‘jejum’ de alimentos sólidos e alguns melhoram espontaneamente, e outros vão precisar fazer um tratamento cirúrgico”, completou o gastroenterologista.
A transferência de Jair Bolsonaro para Brasília foi confirmada pelo senador Rogério Marinho (PL-RN), que o visitou no Hospital Rio Grande. “Um avião deve estar chegando nas próximas horas, a partir de 13h30, ou 14h. Esse avião é uma UTI móvel que deverá levá-lo até Brasília”, informou o parlamentar.
Em suas mensagens, Bolsonaro agradeceu o apoio e as orações dos seus apoiadores e reafirmou sua determinação em seguir atuante na política. “A missão continua, mas talvez com um pouco mais de atenção ao que me sustenta nela: a saúde, minha esposa, meus filhos e a fé em Jesus Cristo”, declarou. Ele também mencionou seus objetivos futuros, como a luta pela anistia dos “presos políticos” e por um país mais livre e próspero.